Abertura

Conteúdo atualizado em: 21/01/2022

 

Foto: Ernesto de Souza

O avançado estágio de degradação do meio ambiente e suas conseqüências desastrosas tais como a poluição generalizada, o comprometimento de recursos hídricos, a desertificação, o efeito estufa, entre tantos outros, provocaram o surgimento de uma nova postura mundial em relação ao ambiente. A consolidação dessa nova postura se deu na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) onde foi definido um novo paradigma: o desenvolvimento sustentável. A sustentabilidade é baseada em fatores de natureza ambiental, econômica e social, pois o desenvolvimento sustentável não será alcançado com base apenas na conservação de recursos naturais. O que não for competitivo economicamente não é sustentável.

Da mesma maneira, o desenvolvimento só é atingido se as condições sociais satisfizerem todos os envolvidos no processo. Um dos reflexos da conscientização da necessidade de sustentabilidade é o fato de que as demandas ambientais e sociais estão cada vez mais presentes em todos os segmentos produtivos, inclusive o agrícola. Mudanças estruturais no meio rural e nas práticas para a produção agrícola têm sido impostas pelo mercado, com o objetivo de que padrões ambientais sejam adotados e necessidades sociais sejam satisfeitas.

Árvore do Conhecimento Agricultura e Meio Ambiente oferece informações sobre o meio ambiente e a produção rural, divididas em três grandes temas: Manejo, Qualidade e Políticas Agroambientais, além do acesso a recursos de informação na íntegra.