Abertura

Conteúdo atualizado em: 21/01/2022

 

Foto: Neide Makiko Furukawa

São muitos os estudos que apontam o esgotamento das fontes de energia fóssil para as próximas quatro a cinco décadas, destacando a necessidade de buscar outras fontes alternativas de energia.

A crescente preocupação com o meio ambiente e, em particular, com as mudanças climáticas, coloca em xeque a própria sustentabilidade do atual padrão de consumo energético, ainda fortemente inclinado para as fontes de carbono fóssil, com participação total de 80%, sendo 36% de petróleo, 23% de carvão mineral e 21% de gás natural.

De acordo com a previsão da Agência Internacional de Energia, até o ano de 2030, os biocombustíveis representarão cerca de 7% do combustível utilizado no transporte, sendo a União Europeia, os Estados Unidos e o Brasil os principais produtores e consumidores. O uso do etanol, biodiesel, carvão vegetal, biogás, da energia obtida a partir de resíduos do agronegócio, e a cogeração da energia elétrica e calor a partir das biomassas, desperta interesse crescente em muitos países, não restando dúvidas de que ocupará posição de destaque na economia mundial em futuro próximo. A Árvore do Conhecimento Agroenergia oferece informações sobre formas de obtenção de energia proveniente da agricultura, dividida em quatro grandes temas: Álcool, Biodiesel, Florestas, Resíduos (dejetos agropecuários da agricultura), além do acesso a recursos de informação na íntegra. As informações podem ser obtidas pela navegação numa estrutura ramificada em forma de árvore hiperbólica, por hipertexto ou pelo serviço de busca.