Resíduos

Conteúdo migrado na íntegra em: 08/12/2021

Autor

Talita Delgrossi Barros - Consultora autônoma

 

A biomassa florestal é constituída de toda matéria vegetal proveniente de áreas florestais, como madeira, galhos e folhas. É utilizada como fonte energética desde os primórdios da humanidade, principalmente na forma de lenha.  

Com a evolução tecnológica tornou-se possível a utilização de fontes mais energéticas, como o petróleo, e a utilização da biomassa florestal perdeu sua importância. 

A utilização de biomassa florestal é uma estratégia importante para se alcançar os objetivos ambientais mundiais, assegurando o desenvolvimento sustentável e permitindo a erradicação da pobreza no mundo, já que há uma estreita relação entre o acesso à energia e a sustentabilidade. 

O aproveitamento da biomassa para gerar energia elétrica, calor e biocombustível está entre as melhores práticas de produção de energia, pois é totalmente sustentável.

Ao contrário do que se possa especular, a utilização de biomassa de florestas como fonte energética não deve contribuir para a devastação das florestas brasileiras, uma vez que a fonte da biomassa será proveniente de florestas plantadas. Existem 6,4 milhões de hectares de florestas plantadas no país.

Uma alternativa que contribui para a sustentabilidade é a recuperação do metano gerado na decomposição dos resíduos urbanos (aterros sanitários) ou agropecuários (dejetos de animais). A queima tem mais restrições, pois tem emissões heterogêneas e não controladas que produzem poluentes altamente perigosos não só à saúde, mas também ao meio ambiente.  

Desta forma, explorar o potencial da biomassa proporciona benefícios para o meio ambiente, pois esta é uma fonte de energia renovável e melhora a modicidade tarifária, pois gera energia de baixo custo. Isto contribui para que este tipo de energia possa ser gerado em equipamentos fabricados no território nacional, podendo assim ser disponibilizada em curto prazo.