Abertura

Conteúdo migrado na íntegra em: 21/01/2022

 

Foto: Milton Kanashiro

Espécies Arbóreas da Amazônia é uma coleção de fichas impressas elaboradas principalmente para auxiliar na identificação correta de importantes espécies amazônicas. A coleção foi lançada pela Embrapa Amazônia Oriental em novembro de 2004 e agora está organizada em meio eletrônico com o uso da tecnologia da Agência de Informação Embrapa .

Este material é resultado de cinco anos de pesquisa do Projeto Dendrogene, coordenado pela Embrapa e apoiado pelo Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Governo Britânico (DFID). A Embrapa também contou com a colaboração de diversas instituições de pesquisa, empresas do setor florestal e organizações governamentais e não-governamentais.

Cada ficha corresponde a uma espécie diferente, com informações ilustradas e a descrição de estruturas da árvore (tronco, ramos, folhas, frutos, flores etc.), estrutura anatômica e propriedades da madeira, ocorrência geográfica da espécie e outras. Para a seleção dessas espécies, vários critérios foram levados em conta: importância comercial da madeira, alta representatividade de grupos ecológicos, alta distribuição na região, maior nível de conhecimento sobre espécie e menor dificuldade de distingui-la de outras espécies.