Abertura

Conteúdo atualizado em: 21/01/2022

 

Fotos: Evandro Orfanó, Henrique José Borges de Araújo e Hugo Kern 

Florestas tropicais úmidas têm sido fornecedoras de produtos, madeira, carvão vegetal, produtos florestais não madeireiros como castanha-do-brasil, borracha, óleos, resinas, fármacos, etc., participando como vetores de diferentes ciclos econômicos e serviços ambientais.

A exploração seletiva e conversão das florestas, expansão da fronteira agrícola, associada ao aumento do fluxo migratório nos anos 70 e 80, resultaram em uma redução localizada do seu estoque original, bem como em uma redução generalizada de populações de espécies valiosas como mogno, pau rosa, etc. Por outro lado as soluções sustentáveis ecológica e economicamente, como melhorias nos sistemas de produção agrícola, sistemas agroflorestais, e pecuária não têm sido capazes de assegurar a sustentabilidade de suas produções, e por consequência avançam ainda mais sobre as áreas de florestas primárias, já empobrecidas seletivamente.

O manejo florestal pode ser conceituado como “a aplicação de informações biológicas, técnicas e econômicas no controle das operações florestais, a fim de manter o nível de rendimentos líquidos dos detentores no máximo possível, considerando todos os seus objetivos e responsabilidades”, combinando produção com a conservação de muitos outros produtos não madeireiros, serviços ambientais, funções ecológicas da floresta e aspectos sócioeconômicos.

Os sistemas de manejo florestal predominantes na Amazônia são o policíclico, em geral aplicado ao manejo florestal comunitário, e monociclíco, recorrente no manejo florestal empresarial, sendo o sistema silvicultural Tropical Shelterwood o mais comum.

Os resultados do manejo florestal podem diminuir as taxas de incremento de COna atmosfera através da redução do desmatamento e aumento do florestamento, e podem ser consideradas oportunidades de negócios, desde que avaliadas no aspecto privado.  É reconhecido que florestas manejadas apropriam-se de dois dos aspectos supramencionados, em função da maior produção por área e tempo de residência dos estoques de carbono.

A árvore do Manejo Florestal oferece informações sobre o manejo florestal empresarial, o manejo florestal comunitário e o manejo florestal não-madeireiro, abrangendo as fases de pré-produção, produção e pós-produção, além do acesso a recursos de informação na íntegra. As informações podem ser obtidas pela navegação numa estrutura ramificada em forma de árvore hiperbólica, por hipertexto ou pelo serviço de busca.