Castanha-do-brasil

Conteúdo migrado na íntegra em: 22/12/2021

Autor

Fernanda Lopes da Fonseca - Embrapa Acre

 

A castanha-do-brasil, também conhecida como castanheira, castanha-do-pará e castanha-da-amazônia, ocorre nas matas de terra firme de vários países da Amazônia brasileira, entre eles Brasil, Bolívia e Peru. Após a decadência da borracha, a amêndoa da castanha-do-brasil passou a constituir o principal produto extrativo para exportação da região Norte na categoria de produtos básicos.

Foto: Fernanda Lopes


Figura 1:Fruto da castanha-do-brasil.

 

Seus principais consumidores estão nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Itália, e a quase totalidade da produção é exportada para esses países. Hoje em dia, o corte de exemplares nativos é proibido pela lei federal nº4.771.A castanheira ocorre em agrupamentos conhecidos como castanhais.

No Acre, foi encontrada numa densidade de 1,3 a 4 árvores por hectare na área da Reserva Extrativista Chico Mendes, mas pode variar bastante dependendo da região.É difícil estimar a produção de uma castanheira, pois o número de frutos (ouriços) varia muito entre anos e entre árvores. No geral, a produção varia de 0 a 2000 por árvore.

A castanheira fornece diversos produtos, as amêndoas são consumidas “in natura” e também na forma de doces, sorvete e farinha. O óleo é utilizado na culinária e para a indústria de cosméticos. Com os ouriços é possível fazer artesanatos variados e também carvão. A casca e o ouriço também são utilizados na medicina popular.