Prospecção

Conteúdo migrado na íntegra em: 22/12/2021

Autores

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Laboratório de Reprodução Animal

O desenvolvimento de várias biotecnologias de reprodução, como inseminação artificial (IA), superovulação, coleta e transferência de embriões (TE), produção in vitro de embriões (PIV), clonagem por transferência Nuclear (TN) e a transgenia, podem contribuir enormemente com os programas de melhoramento animal e de conservação de raças naturalizadas em risco de extinção.

Vários fatores podem afetar a eficiência dessas técnicas. Na TE, principalmente a capacidade de um animal responder à superovulação, a dose de hormônio utilizada, o estado nutricional e a sincronia entre o embrião e a receptora. Com relação à PIV, a manipulação dos ovócitos e embriões e as condições ambientais in vitro, principalmente a composição dos meios de cultivo, podem influenciar a eficiência da técnica. Na clonagem, além dos fatores acima mencionados, a capacidade de reprogramação do núcleo doador é determinante para o sucesso da técnica.

Os parâmetros normalmente utilizados para se avaliar a eficiência das técnicas de reprodução são a taxa de clivagem, taxa de blastocisto e avaliação morfológica dos embriões. Hoje, não mais são suficientes apenas estes parâmetros de avaliação, se tornando cada vez mais necessário uma avaliação mais minuciosa das células e embriões. Avaliações moleculares são fundamentais para se entender com maior detalhamento o que está acontecendo em nível bioquímico, fornecendo subsídios para uma melhor adequação de protocolos. A maioria dos grupos de pesquisa em reprodução animal em todas as partes do mundo está estabelecendo linhas de pesquisa em genética e biologia molecular para dar suporte ao contínuo desenvolvimento das tecnologias de reprodução.

Baseado neste conhecimento de genética básica, diferentes protocolos de biologia molecular foram desenvolvidos com a finalidade de prospectar ou descobrir diferenças qualitativas e/ou quantitativas na população total de RNA ou proteínas nos mais variados tipos de material biológico. Especificamente nos estudos envolvendo a reprodução, pode-se, por exemplo, prospectar de várias maneiras as diferenças na expressão de genes entre ovócitos maturados “in vivo” versus “in vitro” ou entre embriões produzidos por PIV e transferência nuclear (clonagem), dentre outros. Portanto, a prospecção de genes e o estudo de genes candidatos envolvidos no processo da foliculogênese, ovulação e no desenvolvimento embrionário, são ferramentas de fundamental importância quando se pretende incrementar a eficiência reprodutiva e melhorar as respostas às biotécnicas de multiplicação animal.