Trangênicos

Conteúdo migrado na íntegra em: 22/12/2021

Autores

Laboratório de Reprodução Animal

Embrapa Recursos Genéticos e Biotenologia

 

São animais que tiveram seu genoma alterado, com a introdução de DNA exógeno, e que transmitem essa alteração para os seus descendentes.

Essa técnica visa a transformação de animais para maior expressão de características de interesse para a agropecuária. A produção de animais transgênicos depende do adequado domínio das técnicas de transfecção e de micromanipulação de células, gametas e embriões.

 

Foto: Adilson Amaral Werneck e Regivaldo Vieira de Sousa

Figura 1. Esquema da técnica de animais transgênicos.

.

Dentre as técnicas existentes hoje para a produção de animais poli-ovulatórias transgênicos, a mais utilizada é a microinjeção pronuclear, pois permite introduzir seqüências de DNA de diferentes espécies no genoma de mamíferos, produzindo altos níveis de expressão.

O uso de animais geneticamente modificados propicia aos pesquisadores a oportunidade de estudar e entender os mecanismos das doenças que atingem o homem. A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia vem investindo no desenvolvimento de animais transgênicos que contenham fármacos no leite. Os camundongos são utilizados como modelos para pesquisas com animais de grande porte, como bovinos, por exemplo.

Essa é uma forma bastante eficiente de agregar valor aos produtos agropecuários e unir o agronegócio ao setor farmacêutico.