Abertura

Conteúdo atualizado em: 21/01/2022

 

Ilustração: Acervo da Embrapa Solos

 
A ideia de que os solos tropicais ou solos dos trópicos são vermelhos, profundamente intemperizados, de baixa fertilidade natural e se desenvolvem sob florestas tropicais úmidas é bastante difundida. A realidade, entretanto, é bem diferente - são muito heterogêneos, em decorrência das condições ambientais onde se originam (clima, relevo, material de origem e cobertura vegetal) apresentando características típicas que lhes conferem diferentes potenciais e limitações para uso e manejo agropecuário e florestal sustentável. Sua preservação como a de outros recursos naturais, é vital para garantir inúmeros bens e serviços ambientais à humanidade.
No Brasil, do ponto de vista geográfico, predominam os solos sob domínio climático tropical, que ocorrem na faixa que se estende desde o extremo norte do Estado de Roraima (aproximadamente 5 graus N) até a cidade de São Paulo (aproximadamente 23,5 graus ao sul do equador).  Mais ao sul desta latitude de São Paulo ocorrem solos muito semelhantes, porém sob domínio climático subtropical (compreendendo parte do estado de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
A Árvore do Conhecimento Solos Tropiciais oferece informações sobre a diversidade de solos identificados no nosso país, conceituados no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), além do acesso a recursos de informação na íntegra. As informações podem ser obtidas pela navegação numa estrutura ramificada em forma de árvore hiperbólica, por hipertexto ou pelo serviço de busca.