Fonte : IBGE , 2007

O Território do Sisal é formado por vinte municípios do Semiárido baiano que ocupam uma área de 20.454 km2, onde vivem cerca de 555 mil habitantes. Destes, 63% residem em áreas rurais, ocupando cerca de 65 mil estabelecimentos rurais. Noventa e três por cento dos estabelecimentos são de base familiar. Quase 10% dos agricultores familiares da Bahia se acham neste território, dos quais aproximadamente 68% são classificados como praticamente sem renda.


Numa iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa juntamente com a APAEB, o SEBRAE, o MDA e diversas organizações e entidades da sociedade civil organizada foi criado o Núcleo Piloto de Informação e Gestão Tecnológica para a Agricultura Familiar tendo como objetivo o desenvolvimento e a  implementação de tecnologias sustentáveis para este segmento produtivo assim como coordenar as ações interinstitucionais para fazer chegar aos agricultores e agricultoras familiares tecnologias apropriadas aos seus sistemas de produção.


Entre as várias atribuições do Núcleo está a estruturação da Árvore do Conhecimento da Agricultura Familiar do Território, cujo objetivo é tornar disponível e de fácil acesso as informações atualizadas acerca da agricultura familiar no território, por meio da web, utilizando o método de consulta por navegação gráfica. No centro de sua estrutura hiperbólica encontra-se o tema central - Território do Sisal. Dele partem ramificações denominadas “nós” e “sub nós” contendo informações úteis aos diferentes atores de desenvolvimento envolvidos no território. Dentre os “nós” estão os temas: características do território, instituições governamentais, sociedade civil, atividades econômicas, políticas públicas, projetos e pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento.

As informações podem ser obtidas pela navegação numa estrutura ramificada em forma de árvore hiperbólica, por hiipertexto ou pelo serviço de busca.