O nosso capital humano

O principal recurso com que contamos para cumprir nossa missão de desenvolver soluções inovadoras para a indústria de base biológica é o nosso capital humano. Contamos com uma equipe multidisciplinar formada por 88 empregados (29 pesquisadores, 46 analistas, 8 técnicos e 5 assistentes) dedicados à nossa atividade-fim, capacitados nas principais universidades brasileiras e em centros de pesquisa no exterior, em diferentes áreas do conhecimento.

Ao nosso pessoal, soma-se a rede de Unidades da Embrapa, com mais de 2.416 pesquisadores, que podem ser parceiras para enriquecer as competências das equipes dos projetos. Temos também pessoal de suporte qualificado que atua em processos que vão desde Gestão de Pessoas, Recursos Financeiros, Patrimônio, Infraestrutura e Logística à Comunicação. Contamos ainda com uma equipe de 18 empregados dedicados exclusivamente à transferência de tecnologias, cuja atuação abrange a Gestão da Inovação, da Cooperação, da Propriedade Intelectual, da Informação Tecnológica, de Ativos e Tecnologias e, por fim, de Negócios Tecnológicos.

Para executar as atividades de pesquisa e desenvolvimento de nossas tecnologias, contamos com laboratórios temáticos, áreas experimentais e de multiusuários, laboratórios de apoio, salas de pesquisadores e toda a parte de gestão e de transferência de tecnologia que ocupam uma área de cerca de 10.000 m²,  em um prédio construído com preceitos de sustentabilidade. No total, aproximadamente 3.000 m² são ocupados pelos laboratórios temáticos que estão distribuídos em um bloco com quatro pavimentos em nosso edifício-sede. Na área externa, casas de vegetação dão suporte aos experimentos com culturas vegetais. Mantemos também duas áreas experimentais: uma nas dependências da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), onde funciona o Núcleo de Apoio a Culturas Energéticas (NACE), e outra na Fazenda Sucupira (Riacho Fundo II, DF), com cerca de 40 hectares, onde são realizados experimentos de campo.