Solução - Desenvolva uma solução tecnológica conosco

Parceria é palavra de ordem na nossa programação de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Em quase todos os nossos projetos, já temos a participação de outras organizações públicas ou privadas. A sua instituição ou a sua empresa também pode ser nossa parceira no desenvolvimento de uma tecnologia. Ela pode atuar ao nosso lado desde a concepção até o resultado final, em processo de cocriação. Outra possibilidade é interessar-se por um de nossos ativos tecnológicos, em fase intermediária de desenvolvimento, e participar das etapas mais avançadas da pesquisa até a colocação no mercado. Nesse caso, trabalhamos em codesenvolvimento.

>> Conheça nossa vitrine de tecnologias, que contém ativos em fases intermediárias de desenvolvimento, abertas a parcerias para as próximas etapas.

Independentemente do modelo, a parceria é formalizada por meio de instrumentos jurídicos, de modo a proteger os interesses das organizações participantes e garantir condições para a efetiva exploração econômica dos produtos e processos a serem desenvolvidos.

Projetos com indústrias também podem ser estabelecidos no âmbito da unidade Embrapii da Embrapa Agroenergia. Essa modalidade pode ser vantajosa para empresas cujo foco seja a biotecnologia industrial, já que a Embrapii aporta 1/3 dos recursos financeiros previstos, e a contratação dos projetos independe de editais (Saiba mais).

Se você tem um gargalo ou quer melhorar um processo que envolva um dos nossos quatro eixos de pesquisa e plataformas de atuação, fale conosco

 

Tecnologia - Utilize um de nossos ativos tecnológicos

Quando não desenvolvidas em acordos de cooperação que preveem a exploração comercial pelo parceiro, tecnologias da Embrapa Agroenergia podem ser inseridas no mercado de inovações por meio de negócios tecnológicos como licenciamento ou fornecimento de tecnologias.

Licenciamento: autorização para explorar por tempo determinado ou até o fim da validade da propriedade intelectual de titularidade da Embrapa, de forma exclusiva ou não. Nesta modalidade, a Embrapa mantém a propriedade da tecnologia e autoriza seu uso por terceiros, sob condições pré-determinadas no contrato de licenciamento. A retribuição é designada por royalty, que é um percentual sobre a obtenção de qualquer ganho econômico pela exploração dessa propriedade intelectual.

Fornecimento de tecnologias: autorização para o uso de tecnologia, solução técnica ou know-how não amparados por direitos de propriedade intelectual. Nesta modalidade, a Embrapa autoriza o uso por terceiros, sob condições pré-determinadas, sem exclusividade. A retribuição pode ser calculada com base em um percentual sobre vendas de produtos ou serviços derivados da tecnologia. Outra possibilidade é estabelecer um pagamento fixo (taxa tecnológica). 


>>Conheça nossa vitrine de tecnologias.

 

Empreenda - Faça de nossa tecnologia a base de sua empresa incubada ou startup/spin-off

Esta é uma modalidade de inserção de tecnologia no mercado para fomentar novos negócios que envolve três partes: a Embrapa, uma incubadora e a empresa/empreendedor que formulará um modelo de negócios com base na tecnologia Embrapa e posteriormente fará a exploração comercial. Aqui também são utilizados os instrumentos de licenciamento, cessão ou fornecimento de tecnologia.

 

Conhecimento - Acesse e use o conhecimento que geramos

Para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, nossa equipe de pesquisa atua na fronteira do conhecimento, gerando novos conhecimentos e métodos. O conhecimento que geramos é divulgado à comunidade acadêmico-cientifica por meio de publicações científicas, publicações técnicas e palestras. Boa parte do conteúdo gerado está disponível para download gratuito em nosso site. Além disso, promovemos periodicamente cursos, capacitações e eventos com o intuito de levar ao conhecimento de nossos clientes o know-how tecnológico aqui gerado, de forma a prospectar tendências e oportunidades de cooperação. Você pode ficar por dentro da nossa programação de eventos também pelo site.