• Notícia 24/04/2024

    Embrapa recebe missão técnica da Colômbia para discutir a cajucultura

    Diana Mayerly, pesquisadora da Agrosavia, salienta que o compartilhamento de experiências é o ponto focal da visita: “A Embrapa tem um experiência muito ampla no cultivo de caju, pois são algumas décadas trabalhando e desenvolvendo tecnologias. Começamos mais recentemente o desenvolvimento de tecnologias para a cajucultura na Colômbia e com isso esperamos que essa aliança possibilite que aprendamos mais sobre o cultivo, para que posteriormente possamos aplicar em nosso território”.
  • Notícia 23/04/2024

    Cajucultura: municípios do RN recebem vitrines tecnológicas

    Com foco na revitalização da cajucultura no estado do Rio Grande do Norte, a Embrapa desenvolve rotas tecnológicas focadas na melhoria da produtividade da cultura. Em 2024, os municípios de Serra do Mel, maior produtor estadual de castanha-de-caju, e Porto do Mangue foram contemplados com a implementação de oito Unidades Referências Tecnológicas (URT) voltadas ao sistema de produção de caju. O projeto é uma parceria entre a Embrapa Agroindústria Tropical e as prefeituras dos respectivos municípios.
  • Notícia 17/04/2024

    Primeiras mudas comerciais do cajueiro-anão BRS 555 chegam ao mercado

    Desenvolvido para o semiárido serrano de altitude, o clone de cajueiro-anão BRS 555 foi lançado pela Embrapa Agroindústria Tropical em novembro de 2022. As primeiras mudas para multiplicação foram disponibilizadas aos viveiristas já em março de 2023. Um ano depois, os produtores do sertão do Seridó e das zonas de altitude do Rio Grande do Norte, bem como regiões com as mesmas carcterísticas, podem adquirir mudas comerciais do novo cultivar.
  • Notícia 08/04/2024

    Embrapa Agroindústria Tropical leva novas formulações à Anuga

    Seis novos produtos desenvolvidos a partir de matérias-primas tropicais serão apresentados pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza - CE) na Anuga Select Brazil 2024 – feira de alimentos e bebidas realizada de 9 a 11 de abril de 2024, no Distrito Anhembi, em São Paulo. A partir de babaçu, pitaya, algas marinhas e caju, foram desenvolvidas as novas formulações de bebida vegetal, análogo de queijo, barrinha de proteína, “colouring food” (alimento que confere cor) e itens prontos congelados como quibe e vatapá.
  • Notícia 26/03/2024

    Seleção de bolsista de comunicação - Hub Virtual Caju

    A Embrapa Agroindústria Tropical está selecionando bolsista (profissional formado em jornalismo) para atuar em projeto de comunicação, com bolsa no valor de R$ 3.250,00. Podem participar da seleção candidatos com formação acadêmica em Jornalismo e experiência comprovada de no mínimo dois anos de trabalho com Comunicação, incluindo produção textual, com disponibilidade de carga horária (30 horas) para realizar trabalho remoto e presencial em Fortaleza (CE). Mais detalhes e inscrições no link https://agrega.funarbe.org.br/bolsas/view?id=480815
  • Notícia 06/02/2024

    Embrapa entrega mudas de cajueiro à Mocidade Independente de Padre Miguel

    Dirigentes da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE) acompanhados por representantes dos centros de pesquisa em Agrobiologia, Agroindústria de Alimentos e Solos, situados no Rio de Janeiro, entregaram, no mês passado, mudas de cajueiro de cultivar desenvolvida pela Embrapa à integrantes da Comissão de Carnaval do Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, que traz a fruta típica brasileira no enredo “Pede caju que dou… Pé de caju que dá” para o desfile das escolas de samba do Grupo Especial no Carnaval 2024. Também foi plantada uma muda de cajueiro na praça situada no centro da Cidade do Samba Joãozinho Trinta.
  • Notícia 22/01/2024

    Clones de cajueiro-anão da Embrapa estarão na Marquês de Sapucaí

    Material desenvolvido pela pesquisa brasileira estará no desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel
  • Notícia 27/11/2023

    Caju Conecta reúne produtores e pesquisadores de quatro estados

    O evento realizado nos dias 22 e 23 de novembro buscou compartilhar saberes e boas práticas para o cultivo, com foco na melhoria da produtividade. De acordo com Aline Saraiva, chefe-adjunta de Transferência de Tecnologia da Unidade, o evento é uma oportunidade para que os produtores observem, na prática, quais estratégias são essenciais no desenvolvimento da cadeia produtiva
  • Notícia 07/11/2023

    Estudo aponta viabilidade de painéis de fibra a partir dos resíduos moveleiros

    O uso de coprodutos na agroindústria promove a sustentabilidade das cadeias produtivas e a preservação de recursos provenientes da biodiversidade. A Embrapa Agroindústria Tropical desenvolveu a tecnologia para a produção de painéis aglomerados a partir dos materiais sobressalentes do beneficiamento da madeira na indústria moveleira cearense.
  • Notícia 03/11/2023

    Aberto edital para contratação de empresa de infraestrutura de iluminação

    A Embrapa Agroindústria Tropical torna público o edital de LICITAÇÃO EMBRAPA Nº 01/2023 para a contratação de empresa especializada para execução da obra de revitalização e modernização da iluminação externa da Unidade. A Licitação Embrapa é do tipo “Menor Preço”, com modalidade de disputa “Fechada” e mediante empreitada de por “Preço Global”. A entrega de propostas será realizada presencialmente na sede da Embrapa Agroindústria Tropical, situada na Rua Pernambuco, 2270, Pici - Fortaleza/CE.
  • Notícia 31/10/2023

    Assembleia Legislativa celebra Dia do Engenheiro Agrônomo; pesquisador da Embrapa esteve entre os homenageados

    Seus anos dedicados à pesquisa científica renderam mais de 300 artigos técnico-científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Como disseminador de conhecimento, Lindemberg Mesquita apresentou mais de 350 cursos de capacitação para produtores e técnicos. Além disso, foi Chefe Adjunto Técnico da Embrapa Agroindústria Tropical entre 1990 e 1993, na época do Centro Nacional de Pesquisa de Caju (CNPCa).
  • Notícia 24/10/2023

    Embrapa promove mostra de tecnologias para a sociedade cearense

    “Neste evento, apresentamos tecnologias que vão do caju ao café. No entanto, somos para além disso. Queremos mostrar a nossa infraestrutura, nossa capacidade técnica, a nossa capacidade de gerar tecnologias e, com isso, de gerar inovação trazendo emprego e renda para o Estado do Ceará”, discursou Gustavo Saavedra, chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, durante o Caju com Inovação.
  • Notícia 06/10/2023

    Evento aborda inovação e novas tendências na área de alimentos

    Nos próximos dias 17 e 18 de outubro, a Embrapa e a All4Food realizarão o primeiro "Conexão All4Food". Especialistas se reunirão para promoção de debates, tendências, cenários e perspectivas para a área de alimentos e bebidas.Será um momento importante para compartilhamento de ideias, conhecimentos e oportunidades tendo como base "alimentos saudáveis em bases sustentáveis".
  • Notícia 06/10/2023

    Aplicativo ajudará a preservar variedades de cajueiro para futuras gerações

    Para melhorar a coleta e o registros de dados do Banco de Germoplasma do Cajueiro, está em implementação um aplicativo que resguardará dados dos recursos genéticos do cajueiro, do programa de melhoramento genético e das fontes de variabilidade.
  • Notícia 03/10/2023

    Estudo comprova boa aceitação de análogo de queijo do coco-babaçu

    Com o trabalho, objetiva-se possibilitar que a tecnologia seja transferida para as famílias quebradeiras, visando geração de renda e agregação de valor à atividade, ainda extrativista
  • Notícia 05/09/2023

    Encontros de Graduação e Pós-graduação finalizam com trabalhos premiados

    O XX Encontro de Graduação e o IX Encontro de Pós-Graduação da Embrapa Agroindústria Tropical ocorreram até a última sexta-feira, 01. Participaram estudantes, bolsistas e pesquisadores. Foram realizadas mais de 79 apresentações nas modalidades oral e pôster. Das pesquisas apresentadas, 12 trabalhos foram destacados por quesitos como qualidade de estudo e exposição de resultados.
  • Notícia 01/09/2023

    Participação de mulheres na ciência é tema de visita

    A pesquisadora Nívia Dias ressalta que é extremamente importante relatar a trajetória das mulheres na pesquisa científica para inspirar meninas e aproximá-las da ciência que é vista como uma carreira dominada por homens.
  • Notícia 30/08/2023

    Embrapa promove revitalização da cadeia do caju em Jacaraú (PB)

    O projeto de revitalização em Jacaraú implantou, em 2022, quatro unidades de referência tecnológica em diferentes áreas do município
  • Notícia 23/08/2023

    Embrapa leva tecnologias do cultivo de caju e fruticultura tropical para a Expofruit

    A Embrapa participa, entre os dias 23 e 25 de agosto, da Expofruit 2023, abordando inovações para a fruticultura. O evento ocorre em Mossoró/RN, e tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos e inovações desenvolvidos para o fomento das cadeias produtivas. A Expofruit contará com uma programação intensiva para a cajucultura. O Rio Grande do Norte se destaca na revitalização e fortalecimento do cultivo de caju, com esforços exitosos da Embrapa e parceiros.
  • Notícia 21/08/2023

    RN: sessão solene lembra 50 anos da Embrapa

    A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou Sessão Solene, na tarde desta segunda-feira (21), em alusão aos 50 anos da Embrapa. Na ocasião, foram homenageados, além da empresa, nove parceiros que atuam com a Embrapa no Estado.
  • Notícia 18/08/2023

    Francisco Vidal: ciência e inovação em diversas áreas

    O pesquisador participou da equipe responsável pelo lançamento do BRS 555, clone de cajueiro-anão adaptado para as regiões serranas do semiárido e que apresentou excelentes resultados de produtividade
  • Notícia 16/08/2023

    Fruticultura, caju e algodão: Embrapa fortalece o desenvolvimento rural no Rio Grande do Norte

    Embora não conte com uma Unidade Descentralizada específica, o Rio Grande do Norte é um território que abriga o desenvolvimento de diversas tecnologias da Embrapa. A empresa desenvolve uma série de ações que vão do incremento da cajucultura e da fruticultura ao desenvolvimento de novas variedades de algodão orgânico. Essas inovações concentram os esforços de cinco Unidades Descentralizadas: Embrapa Agroindústria Tropical, Embrapa Semiárido, Embrapa Algodão, Embrapa Caprinos e Ovinos e Embrapa Mandioca e Fruticultura
  • Notícia 15/08/2023

    Pesquisa seleciona árvores para a indústria moveleira do Ceará

    Empresários já investem em florestas plantadas que poderão ser destinadas também para energia
  • Notícia 14/08/2023

    Assembleia Legislativa do RN celebra 50 anos da Embrapa

    A solenidade destaca o papel transformador da Embrapa que, há cinco décadas, desenvolve e revitaliza as cadeias produtivas da agropecuária nordestina e brasileira
  • Notícia 09/08/2023

    Encontros de Graduação e Pós-Graduação da Embrapa Agroindústria Tropical ocorrem no próximo dia 29

    O XX Encontro de Graduação (XX EGEAT) e o IX Encontro de Pós-Graduação (IX EPGEAT) da Embrapa Agroindústria Tropical acontece entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro. O evento é direcionado a bolsistas, estudantes de graduação e pós-graduação que desenvolvem atividades técnico-científicas na Unidade. Os estudantes divulgarão os resultados alcançados em suas pesquisas e trabalhos realizados com a participação da Embrapa.
  • Notícia 09/08/2023

    Embrapa e Centec realizam encontro para discutir planos de cooperação

    Tecnologias para o semiárido é foco do intercâmbio entre as duas instituições
  • Notícia 04/07/2023

    Embrapa e Ematerce realizam encontro sobre ações colaborativas

    Com foco em desenvolver as redes agrícolas do estado, a Embrapa Agroindústria Tropical realizou nesta última sexta-feira, 30, uma reunião com representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará. O evento objetivou apresentar o planejamento estratégico de ações da Ematerce para o ano de 2023.
  • Notícia 27/06/2023

    Fim da pandemia: Embrapa recebe de volta ultrafreezers emprestados à Secretaria de Saúde de Fortaleza

    Com o fim da emergência sanitária provocada pelo covid-19, a Embrapa Agroindústria Tropical recebeu de volta os dois ultrafreezers que havia emprestado à prefeitura de Fortaleza. Os dois equipamentos com capacidade de conservação a uma temperatura de 80 graus negativos ficaram por dois anos na Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Fortaleza e foram utilizados para conservação das vacinas da Pfizer.
  • Notícia 27/06/2023

    Inscrições abertas para processo de seleção unificado de bolsistas

    As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente através do formulário de inscrição on-line no período de 21 de junho a 30 de junho de 2023.
  • Notícia 26/06/2023

    Abertas inscrições para Encontro de Graduação e Pós-Graduação na Embrapa Agroindústria Tropical

    Evento ocorre entre os dias 29 de agosto e 01 de setembro de 2023

Mais notícias