Entenda o que é o Agropensa Entenda o que é o Agropensa

  • O que é o Agropensa?

    Agropensa é o Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa, atuando (i) na captura e prospecção de tendências, para a identificação de futuros possíveis; e, (ii) no mapeamento e apoio à organização, integração e disseminação de base de dados e de informações agrícolas. Esses dois grandes focos de atuação têm como principal objetivo a elaboração de estudos de futuro, os quais contenham e difundam conhecimentos e informações em apoio à formulação de estratégias de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para a própria Empresa e instituições parceiras. Dessa forma, pretende-se permitir à agricultura brasileira melhor se preparar diante de potenciais desafios e oportunidades. O Sistema está sob coordenação da Superintendência de Estratégia (Suest).

    No âmbito do processo de gestão estratégica da Embrapa, essa geração de conhecimentos e informações para apoiar a formulação de estratégias de PD&I aporta insumos que podem ser utilizados para ampliação, ajustes e redirecionamentos da carteira de PD&I da Embrapa, a qual é gerida por meio das figuras dos Portfólios.

    Para realizar essas ações, o Sistema Agropensa fomenta a articulação de atores internos e externos à Embrapa, a Rede de conhecimento, incentivando parcerias organizacionais e institucionais. Assim, potencializando a geração de conhecimento e soluções inovadoras para a agricultura brasileira do futuro.

Componentes Componentes

O Agropensa é estruturado em três componentes específicos. Clique no fluxo de cada componete para conhecer seus conceitos.