•  
    Embrapa Algodão

    Apresentação

    A Embrapa Algodão é uma das 43 Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Com sede em Campina Grande, na Paraíba, atua em todo o país, na geração de tecnologias, produtos e serviços para as culturas do algodão, mamona, amendoim, gergelim e sisal.  Desenvolve pesquisas e inovações nas áreas de melhoramento genético, controle biológico, biotecnologia, mecanização agrícola, qualidade de fibras de algodão, sanidade vegetal, entre outras.

     

    Conta com 189 empregados, além de estagiários, bolsistas e prestadores de serviço. Possui em seu quadro doutores, mestres e graduados em diversas especialidades da agronomia — melhoramento vegetal, biotecnologia, solos, fitossanidade, fitotecnia e fisiologia vegetal — e de outras áreas, como biologia, engenharia agrícola, química, zootecnia, economia rural, entre outras.

     

    Em Campina Grande, mantém área administrativa, além da infraestrutura de apoio à pesquisa, casas de vegetação e laboratórios. Para garantir ampla atuação com o setor produtivo, mantém áreas experimentais e equipe técnica em 11 estados brasileiros, em parceria com outras Unidades da Embrapa ou instituições. Além da Paraíba, a equipe da Embrapa Algodão está presente no Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Tocantins, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo.