01/04/96 |

Inaugurada fábrica para beneficiar caju

Enter multiple e-mails separated by comma.

Será inaugurada, neste mês de setembro, a fábrica-escola da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE), para beneficiamento de amêndoa e processamento do pedúnculo de caju, na Estação Experimental de Pacajus, no município do mesmo nome, no Ceará.

A fábrica-escola, resultado de convênio entre a Embrapa e as Prefeituras Municipais de Pacajus e Ipacuí e cujos equipamentos foram financiados pelo Banco Mundial, vai trabalhar com novas formas de cozimento, fritura e aproveitamento da amêndoa de caju, além das práticas normais de beneficiamento. Alguns dos equipamentos foram criados por técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Ceará-Epace e desenvolvidos pela Copan, empresa do grupo J.Macedo. A fábrica será utilizada para cursos de capacitação de pessoal e para demonstrações de métodos, estudos e trabalhos.

Com o beneficiamento do produto, os pequenos produtores de caju poderão aumentar sua renda, gerar novos empregos e reduzir a ação dos atravessadores. O caju emprega cerca de 280 mil pessoas na lavoura e 20 mil na agroindústria, sendo portanto importante atividade econômica e grande absorvedora de mão-de-obra.  

Tema: Sistemas de Produção\Agroindústria 

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/