01/04/96 |

Centro reúne acervo de 164 mil plantas tropicais

Enter multiple e-mails separated by comma.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento inaugurou em 3 de junho, em Belém (PA), o Laboratório com o maior acervo de exemplares dissecados de espécies tropicais do Brasil. São mais de 164 mil exemplares, chamados individualmente de excicatas. O herbário, onde ficam estas plantas pode ser compreendido como uma biblioteca de plantas dissecadas destinadas à pesquisa. Nele, há também 6,5 mil amostras de madeira, inclusive de espécies já extintas ou raras. Há ainda uma carpoteca (coleção de frutos preservados para fins de pesquisa) com 500 frutos, considerados de grande importância para a identificação botânica.

A obra foi construída no Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Oriental (Embrapa Amazônia Oriental) e inclui, além do Laboratório de Botânica, um pavilhão de pesquisa, ampliação da biblioteca e prédio destinado à difusão da tecnologia gerada. Entre os laboratórios que estão incluídos no conjunto de obras estão os de entomologia, fitopatologia, recursos genéticos e meio ambiente e sensoriamento remoto.

O conjunto de obras foi inaugurado com a presença do governador Almir Gabriel e do presidente da Embrapa, Alberto Portugal.

A Embrapa Amazônia Oriental atua no desenvolvimento rural sustentável da Amazônia por meio do uso racional e da conservação dos recursos naturais. O centro de pesquisas da Embrapa conta com 141 pesquisadores, 89 com mestrado e 34 com doutorado. Também possui campos experimentais em vários municípios do Pará.

Entre as tecnologias geradas até hoje na Embrapa Amazônia Oriental estão técnicas de manejo e exploração de florestas nativas, recuperação de pastagens degradadas, cultivares de arroz, milho, mandioca, tomate e desenvolvimento de sistemas de produção agroflorestal. O telefone da Embrapa Amazônia Oriental, Difusão de Tecnologia, é (091) 226 6622.  

Tema: Ecossistema\Trópico Úmido 

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/