01/09/98 |

País economiza com batata transgênica

Enter multiple e-mails separated by comma.

Uma batata resistente ao vírus do mosaico e que permitirá aos produtores evitar a compra de tubérculos-semente a cada ano para a próxima safra poderá estar disponível em breve. O Comitê de Biossegurança da Embrapa Hortaliças, solicitou autorização à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) para realizar, em campo, testes com o cultivar de batata 'Achat' (geneticamente modificada), uma das mais importantes, hoje, no Brasil.

Atualmente estão plantados no país cerca de 45 mil hectares desta cultivar, o que significa 25% da área total de plantio. Apesar de muito produtivo, este cultivar é suscetível a algumas doenças, dentre elas destaca-se o vírus Y. A doença reduz a produtividade da lavoura e obriga aos produtores a comprar tubérculos-semente todo ano, encarecendo a produção e o preço ao consumidor, além de prejudicar na competitividade com a batata importada.

A obtenção de um cultivar resistente à doença possibilitará aos produtores só voltarem a comprar as batatas-semente a cada dois ou três anos, permitindo o uso como tubérculos-semente de uma parte das batatas colhidas em seu próprio campo.

Segundo os pesquisadores da Embrapa Hortaliças, o teste da planta em campo, em Brasília, é muito seguro, uma vez que essas plantas transformadas não florescem. Outro ponto que dá segurança aos testes é que na região onde será realizado o experimento não existem parentes da batata que sejam sexualmente compatíveis, isto é, que possam cruzar-se com as plantas de batata.

Ao confirmar, em campo, a resistência que vem sendo obtida em casas de vegetação, as plantas transgênicas conseguidas a partir do cultivar Achat permitirão alta produtividade com custo baixo ao produtor e ao consumidor, uma queda no preço do produto, além da economia de divisas pela redução nas importações de batata-semente.

Mais informações: Embrapa Hortaliças Túlio Melo Tel.: (61) 385 90 40  

Tema: Produtos Agropecuários\Hortaliças\Batata 

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/