01/10/02 |

OCB e Embrapa assinam termo de cooperação

Enter multiple e-mails separated by comma.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e o Sistema Cooperativista, composto pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), assinam, no dia 25 de outubro, contrato de cooperação visando maior integração entre as duas instituições em projetos de desenvolvimento, disponibilização e transferência de tecnologias, conhecimentos, informações e metodologias, beneficiando diversos produtores rurais organizados em cooperativas.

A cerimônia será realizada em Brasília, a partir das 11 horas, na Sede da Embrapa, e haverá transmissão simultânea das imagens do evento para todas as Unidades da Embrapa em todo o Brasil. Estarão presentes o diretor-presidente da Embrapa, Alberto Duque Portugal, e Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB/Sescoop, além de representantes de cooperativas de todo o Brasil.

A parceria entre a Embrapa e o Sistema Cooperativista possibilitará, também, a capacitação de agentes multiplicadores e de técnicos que atuam junto às cooperativas, bem como a organização de informações para a estruturação e implementação de estratégias e ações voltadas para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro. "A parceria tem sido um instrumento importante para o trabalho da Embrapa e, particularmente esta, com a OCB, vai contribuir para aproximar a relação entre a nossa empresa e os milhares de produtores organizados em cooperativas", destaca Alberto Portugal.

Contrato - A Embrapa e o Sistema Cooperativista, em um primeiro momento, vão traçar um perfil do corpo técnico das cooperativas agropecuárias brasileiras, com o objetivo de fortalecer o sistema de transferência de tecnologia e aumentar a eficiência do produtor rural. Atualmente as 1.662 cooperativas agropecuárias brasileiras empregam 111 mil pessoas e reúnem mais de 875 mil produtores associados. O levantamento, que deverá estar concluído em seis meses, é o primeiro passo da aliança estratégica entre a OCB e a Embrapa.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o acordo entre as duas instituições é muito importante porque busca a aproximação do cooperativismo com a maior instituição de pesquisa do país. "Para o cooperativismo essa aliança estratégica é fundamental, uma vez que vai propiciar ganhos para o produtor rural, público-alvo tanto da Embrapa, quanto do Sistema Cooperativista", afirma o presidente da OCB/Sescoop. Freitas lembra ainda que a Embrapa, que possui uma rede de 40 unidades de pesquisa espalhadas por todo o país, é reconhecida pelo trabalho que realiza e pelo respeito que tem no meio agropecuário.

Mais informações Rosane Henn Gerência de Comunicação Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB SAUS 4 Bloco I Brasília DF

Email: imprensa@ocb.org.br Fone: (061) 325-5500/325-1008 Fax: (061) 325-8383

Alexandre Campos da Silveira Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Fone: 448-4012 E-mail: silveira@sede.embrapa.br  

Tema:  

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/