01/02/03 |

Embrapa realiza dia de campo para comunidade indígena

Enter multiple e-mails separated by comma.

O feijão caupi e o tomate serão as culturas que serão apresentadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, à comunidade indígena Nova Esperança de Pacaraima, em Roraima, no dia de campo que acontecerá nesta sexta-feira, dia 28 de fevereiro. O evento está marcado para às 14 horas, na Fazendo do senhor Zacarias, localizada em frente ao Parque de Exposições e no Campo Experimental Monte Cristo da Empresa Roraima, em Boa Vista. Será realizada uma palestra sobre a cultura do tomate e uma visita a plantação. Às 16h, os participantes assistirão uma palestra especial sobre a cultura do feijão, seguida de visita aos experimentos nos campos experimentais da Embrapa.

A Embrapa Roraima desenvolve, em conjunto com a Embrapa Meio-Norte (Teresina-PI), um programa de avaliação e seleção de linhagens de feijão caupi para o Estado de Roraima. De acordo com o pesquisador José Oscar Lustosa, o feijão caupi é uma leguminosa comestível com alto teor de proteínas, em torno de 23%, boa palatabilidade e alta digestibilidade, apreciada principalmente pelos consumidores das Regiões Norte e Nordeste e geralmente plantada por pequenos agricultores.

Com produtividade superior a 1300 Kg/ha, os materiais que serão mostrados no dia de campo têm revelado, nas condições do estado de Roraima, bom potencial de adaptação. Nas pesquisas foram obtidas produtividades em torno de 2000 kg/ha.

O pesquisador enfatiza que o feijão caupi deve ser plantado antes do inicio das chuvas, evitando-se repetidas passagens com os implementos para que não favoreçam a compactação do solo. Deve-se realizar pelo menos uma gradagem aradora e uma gradagem niveladora. O plantio no toco em área de mata deve ser realizado em covas após uma limpeza prévia.

Anualmente são realizados nos municípios do Cantá, Mucajaí e Boa Vista ensaios com materiais pertencentes ao grupo ereto e ao grupo enramador. O dia de campo foi uma solicitação da comunidade indígena, mas segundo o pesquisador é aberto ao público interessado. Mais informações na sede da Embrapa Roraima ou pelo telefone (95) 626-7125.

Jornalista: Daniela Collares (Mtb 114/01-RR) Embrapa Roraima (95) 9112-4791 - 6267125 E-mail: daniela@cpafrr.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Agricultura Familiar 

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/