01/11/03 |

Vencedores do Concurso de redação participam de evento no Pantanal

Enter multiple e-mails separated by comma.

 

Oito estudantes de 5ª e 6ª séries, provenientes de todas as regiões do Brasil, que venceram o Concurso Nacional de Redação sobre Flora e Fauna do Pantanal, realizado pela Embrapa Pantanal e Florestas, em parceria com a Conservation Internacional do Brasil, participaram de uma oficina da flora e fauna do Pantanal, ministrada por pesquisadores da Embrapa, no período de 20 a 24 de outubro. Os alunos, que viajaram com seus acompanhantes, foram os autores das melhores redações selecionadas entre as 2734 que foram enviadas para o Concurso.

A oficina foi realizada na fazenda Rio Negro, localizada numa das mais tradicionais regiões pantaneira, conhecida como Nhecolândia. Esta fazenda ficou famosa no Brasil e no exterior, na década de 80, por ter sido a principal locação da novela "Pantanal", da extinta Rede Manchete. Desde 1999, a Fazenda Rio Negro abriga uma pousada e um centro de pesquisas científicas dirigidos pela CI-Brasil.

Foi premiada a melhor redação de cada uma das cinco regiões do país, totalizando cinco vencedores. As outras três redações premiadas foram selecionadas entre as melhores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Corumbá/Ladário. Os estudantes que viajaram para o Pantanal foram: Hallana Souza Santos, 12 anos, de Deadópolis (MS); Valdeci Sobrinho Paz da Silva, 11 ano, de Rondonópolis (MT); Tainá Aparecida Dias Herreira, 11 anos, Corumbá (MS); Diones Jardel Schüler, 12 anos, de Chapadão do Céu (GO); Magno Silva Macedo,12 anos, Porto Velho (RO); Jane Heli de Souza Silva, 11 anos, de Petrolina (PE); Bruno de Amorim Elias, 13 anos, Rio de Janeiro (RJ) e Bárbara Conte Weck, 12 anos, São Bento do Sul (SC).

Além de atividades práticas como coleta de plantas, observação de fauna com binóculos, modelagem de pegadas com gesso, apresentação de trabalhos em grupos, entre outras, os estudantes também assistiram a palestras sobre o tema. O entusiasmo dos estudantes deixaram os pesquisadores satisfeitos. "Achei as crianças muito inteligentes, rápidas para aprender, enfim muito espertas. A experiência de ministrar uma oficina para esses alunos foi muito gratificante", comentou a pesquisadora Suzana Maria de Salis. O pesquisador Guilherme Mourão, acredita que os estudantes premiados são pessoas especiais, com um grande diferencial. "Todos escrevem bem e comunicam-se com facilidade. Estou certo de que serão formadores de opinião onde quer que estejam hoje ou amanhã", salientou.

Para a aluna vencedora de Corumbá (MS), Tainá Aparecida Dias Herreira, participar da oficina foi maravilhoso e inesquecível. "Voltei da fazenda Rio Negro com muito mais orgulho de ser pantaneira. Aprendi muito, sobre inúmeros assuntos ligados ao meio ambiente e ao Pantanal e nunca mais vou me esquecer dos dias maravilhosos que ali vivi e dos amigos que fiz. Foi uma oportunidade e tanto", comemorou a estudante de 11 anos.

Além dos estudantes premiados com a viagem, outras 42 redações serão selecionadas para compor um livro virtual sobre fauna e flora do Pantanal. O Concurso contou com o patrocínio do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal, Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso, Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará – Aimex, Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente – Abimci e União das Entidades Florestais do Estado do Pará – Uniflor.

Mais informações: Christiane Congro - MTb 825 SC Embrapa Pantanal Contatos: (67) 233-2430, ramal 252 - congro@cpap.embrapa.br

Katia Pichelli - MTb 3594 PR Embrapa Florestas Contatos: (41) 666-1313 - katia@cnpf.embrapa.br

Lysa Ribeiro - Assistente de Comunicação Conservation International do Brasil Contatos: (67) 326-0002 - l.ribeiro@conservation  

Tema: Ecossistema\Pantanal

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/