01/04/04 |

Sai resultado do Prêmio Frederico Menezes Veiga 2004.

Enter multiple e-mails separated by comma.

Os pesquisadores Ricardo Elesbão Alves da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza – CE) e João Ruy Jardim Freire da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) são os vencedores do Prêmio Frederico Menezes Veiga 2004. Nesta edição, que teve como tematica "Agregação de valor aos produtos agrícolas, florestais e pecuários", foram indicados 89 pesquisadores da Embrapa e de outras instituições de pesquisa.

A comissão julgadora do Prêmio, presidida pelo diretor executivo da Embrapa Gustavo Chianca, é formada por representantes do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG). Antes de chegarem à Comissão Julgadora, todos os 89 indicados passaram por uma criteriosa avaliação da Comissão de Qualificação que qualificou 7 pesquisadores da Embrapa e 5 de outras instituições.

Os agraciados receberão uma peça de arte simbólica, diploma e importância em dinheiro durante a solenidade comemorativa ao 31º aniversário da Embrapa, no próximo dia 28, às 20h, no auditório da Sede, em Brasília.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promove o Prêmio Frederico de Menezes Veiga todos os anos, desde 1974, com o objetivo de estimular a pesquisa agropecuária. São premiados um pesquisador da Embrapa e outro de instituições de pesquisa parceiras. Para ser indicado, o cientista deve ter se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor ou se dedicado a produzir trabalho que tenha contribuído de forma significativa para o desenvolvimento da agropecuária nacional.

Os agraciados - O paraibano Ricardo Elesbão Alves, de 36 anos, é pesquisador da área de Tecnologia de Pós-Colheita, especialista em frutíferas. Seu trabalho tem contribuído para a fruticultura nacional, especialmente na agregação de valor às frutas tropicais tradicionais e às exóticas e nativas. Suas pesquisas têm sido reconhecidas nacional e internacionalmente, com grande repercussão na redução de perdas na colheita e pós-colheita, na valorização e adequação de frutas não-tradicionais como matérias-primas tanto para a agroindústria quanto para o mercado de mesa, na inserção de frutas não tradicionais no agronegócio e na consolidação da comercialização de frutas tradicionais. Estes aspectos do seu trabalho tem beneficiado a agroindústria brasileira, gerando emprego e renda.

O Engenheiro Agrônomo João Ruy Jardim Freire, natural de Niterói (RJ), 81 anos, pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul é o agraciado com o Prêmio Frederico de Menezes Veiga oferecido a um cientista de instituições de pesquisa parceiras da Embrapa. Graças ao trabalho do professor Jardim Freire relacionado com a fixação simbiótica de nitrogênio em leguminosas e com as tecnologias para produção de inoculantes, o Brasil se tornau o maior produtor mundial de inoculantes para leguminosas e apresenta índices de inoculação em cerca de 50% da área plantada com soja. Isto contribui para a posição que o País ocupa atualmente como o segundo maior produtor mundial de soja.

Rose Azevedo (2978/13/74/DF) Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Contatos: (61) 448-4015 - rose.azevedo@embrapa.br  

Tema: A Embrapa 

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/