21/03/07 |

Embrapa participa de audiência pública da CTNBio

Enter multiple e-mails separated by comma.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi representada pela chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas – MG), Vera Alves, na audiência pública promovida pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) que discutiu a liberação no Brasil de milho da variedade Liberty Link, geneticamente modificado para tolerância a herbicidas e para resistência a insetos. O evento ocorreu ontem (20), em Brasília, no Senado Federal.

A pesquisadora apresentou um documento elaborado por um grupo de trabalho, que envolveu diversas Unidades Descentralizadas que trabalham com o tema, além de membros da Rede de Biossegurança da Embrapa. Segundo o mesmo, a liberação comercial do milho transgênico no Brasil deve ser acompanhada de recomendações técnicas que permitam a coexistência das diferentes formas de agricultura, garantindo o direito de escolha dos consumidores e dos produtores.

Ainda segundo o documento, os resultados obtidos em países onde a variedade é cultivada indicam que ela não apresenta impactos ambientais significativos. Contudo, recomenda que devem ser realizada uma análise de risco ambiental para as condições brasileiras. Também de acordo com o observado nos países onde a espécie foi liberada para cultivo comercial, a mesma não apresenta risco para consumo humano e animal, constituindo-se em uma nova opção que pode aumentar a sustentabilidade e competitividade do milho no Brasil.

Além da Embrapa participaram ainda empresas de biotecnologia, organizações não governamentais e movimentos sociais, além do Ministério Público Federal e da Procuradoria Geral da República, dentre outras instituições.

O documento apresentado está disponível no site da CTNBio (http://www.ctnbio.gov.br/index.php/content/view/4256.html).

CTNBio – A CTNBio é uma instância colegiada multidisciplinar, criada com a finalidade de prestar apoio técnico consultivo e de assessoramento ao Governo Federal na formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança relativa a OGM, bem como no estabelecimento de normas técnicas de segurança e pareceres técnicos conclusivos referentes à proteção da saúde humana, dos organismos vivos e do meio ambiente, para atividades que envolvam a construção, experimentação, cultivo, manipulação, transporte, comercialização, consumo, armazenamento, liberação e descarte de OGM e derivados.

Vitor Moreno (MTb 38057/SP)Assessoria de Comunicação Social – EmbrapaContatos: (61) 3448-4039vitor.moreno@embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/