25/06/07 |

Embrapa é parceira de Museu do Pantanal

Enter multiple e-mails separated by comma.

A Embrapa Pantanal (Corumbá-MS) foi representada pela pesquisadora Suzana Salis no Debate Aberto sobre a Concepção e Implementação do Museu de História do Pantanal, realizado na noite de 11 de junho, em Corumbá. Ela ficou empolgada com as informações sobre o espaço físico, o acervo e a proposta. "É muito interessante", disse. A Unidade é parceira do Estúdio Votupoca, que está implantando o museu com o apoio de várias instituições.

Participaram do debate o secretário de Turismo de Corumbá, Carlos Porto, o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, a presidente da Fundação de Cultura do Pantanal de Corumbá, Heloísa Urt, professores e alunos da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), representantes do Instituto do Homem Pantaneiro, da Fundação Barbosa Rodrigues, do Moinho Cultural e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Quem apresentou a proposta foi Nivaldo Vitorino, do Estúdio Votupoca. Segundo Suzana, o museu vai contemplar desde informações arqueológicas sobre a região até a história mais recente. "Estará exposta uma estátua denominada Vênus Pantaneira escavada em um sítio arqueológico da região há dois mil anos", afirmou. Estudantes serão estimulados a fabricar réplicas da peça para serem vendidas como lembrança do museu aos visitantes.

Inscrições rupestres também serão exibidas no museu, que deve estar pronto em aproximadamente dois meses. Ainda caracterizando a fase indígena será montado um painel com arcos e flechas usados pelas tribos que habitavam a região. As extintas serão demonstradas com sombras desses objetos.

O museu terá ainda a história dos colonizadores dentro de uma abordagem interessante. "Vão mostrar como o índio via o colonizador e como o colonizador via o índio", contou Suzana, referindo-se a um filme que será exibido em uma sala com cortinas de silicone.

Da história mais recente haverá registros da Guerra do Paraguai, da pecuária e do Trem do Pantanal. Depoimentos mostram o ressentimento dos habitantes ao longo da ferrovia com o fim do transporte de passageiros.

A Embrapa Pantanal está contribuindo com a caracterização do meio ambiente, principalmente com informações sobre fauna, flora, solos, hidrologia etc. A imigração é outro tema que fará parte do museu e o Estúdio Votupoca está pedindo a colaboração das famílias de imigrantes para a doação de peças para o acervo.

Ana Maio ( Mtb 21.928)Embrapa PantanalContatos:(67) 3233-2430 ramal 235

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/