26/06/07 |

Embrapa lança boas práticas agropecuárias no Pará

Enter multiple e-mails separated by comma.

O Pará é o mais novo estado a ser beneficiado pelo Programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA), desenvolvido pela Embrapa Gado de Corte (Campo Grande - MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O programa foi lançado sexta-feira (22/06), em Belém, durante XXVII Encontro Ruralista do Pará. O objetivo do BPA é repassar ao produtor rural informações sobre as novas demandas de mercado, preparando-os para atendê-las, de forma a garantir produtos seguros e de qualidade.

Participaram do Encontro os diretores executivos da Embrapa Tatiana de Abreu Sá e Kepler Euclides Filho, o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Rafael Alves, o chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, Jorge Yared, além de lideranças ruralistas, empresariais e governamentais de todo o país.

O pesquisador da Embrapa Gado de Corte Ezequiel Rodrigues do Valle, coordenador nacional do BPA, também participou do evento apresentando as boas práticas na pecuária de corte. Em seguida, foi aberto debate sobre o tema, em que alguns pontos foram definidos para a implantação do BPA no Estado, como treinamento e capacitação de multiplicadores do programa.

Outro ponto importante do evento foi a assinatura de um Protocolo de Intenções entre as duas unidades da Embrapa e várias instituições para viabilizar parcerias, a fim de estimular o desenvolvimento e a transferência de outras tecnologias para a pecuária de corte no Pará.

O Programa Boas Práticas Agropecuárias já é aplicado nas regiões centro-oeste, nordeste e sudeste. Depois de implantado no norte do país, o sul será a próxima região a ser contemplada pelo programa.

Treinamento e capacitação - Desde o dia 13 de junho, parcerias estão sendo articuladas para viabilizar a implantação do BPA no Pará. Mais de 11 instituições entre órgãos públicos e privados indicaram dois representantes para participar do curso de capacitação realizado nos dias 14 e 15 de junho.

Durante os dois dias, seis profissionais da Embrapa Gado de Corte treinaram os multiplicadores. Os participantes receberam informações sobre a importância de boas práticas agropecuárias, os sistemas de produção e as vantagens do programa para os produtores.

Para Jorge Yared, a introdução de boas práticas agrícolas no Estado, vai possibilitar a mudança da base tecnológica no campo, possibilitando a melhoria da qualidade de produção e maior comercialização dos produtores. "Um dos principais produtos de comercialização do Pará é a carne, por ser o quarto maior rebanho nacional. Com isso o BPA vai possibilitar maior segurança e tranqüilidade para o mercado interno e externo, já que atenderá aos padrões de bem-estar animal e cuidados com o meio ambiente, oferecendo produtos de acordo com normas e exigências do mercado", explicou.

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contatos: (61) 3448-4039 - juliana.freire@embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/