14/09/07 |

Embrapa ajuda a implantar boas práticas na produção de leite

Enter multiple e-mails separated by comma.

O Brasil, de tradicional importador de leite até 2003, passou a exportador do produto. Hoje, somos o sétimo produtor do mundo. O cenário exige ações que garantam a segurança e a qualidade do produto, tarefa que tem recebido o apoio da pesquisa. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, acaba de conferir reconhecimento ao primeiro produtor do Programa Boas Práticas na Fazenda ao atender requisitos de segurança adicionais aos exigidos pela legislação nas etapas de produção. O Programa é desenvolvido pela DPA/Nestlé com parceria da Embrapa. 

A propriedade reconhecida pelos atendimentos aos requisitos que focalizam a segurança e qualidade do leite fica localizada no município de Carmo do Paranaíba (MG), tem aproximadamente 100 hectares e conta com oito funcionários. O Sitio Cedro fornece leite à fábrica da Nestlé em Ibiá (MG) e integra o Programa desde o seu início em 2005.

Para José Roberto Rodrigues Peres, gerente-geral da Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília-DF), unidade da Empresa responsável pelo treinamento e auditoria previstos no projeto, a experiência com a DPA retrata efetivamente um novo momento para a pecuária leiteira no país, "em que nossos produtos terão qualidade para competir no mercado internacional". O responsável da DPA pelo Programa na América do Sul, Athaíde Silva, e entende que a iniciativa estimula a interação dos diversos segmentos da cadeia com vistas à essa competitividade.     Auditoria - A capacitação dos profissionais da DPA foi feita pela Embrapa Transferência de Tecnologia. De acordo com o coordenador do Programa pela Embrapa, Raul Rosinha, os treinamentos em boas práticas agropecuárias foram iniciados em 2005, tendo sido capacitados até o momento cerca de 150 técnicos, da DPA ou que prestam assistência técnica aos fornecedores de leite da empresa. "Neste momento estamos realizando auditorias junto aos produtores", explica Rosinha.

A auditoria realizada pela Embrapa analisa cerca de 70 itens de uma lista de verificação que avalia em todo o processo produtivo as etapas que, se mal realizadas, comprometem a segurança e qualidade do produto. Entre esses itens estão higiene de equipamentos e utensílios, manejo de ordenhas, armazenamento do leite e uso de químicos agrícolas e drogas veterinárias. Segundo Rosinha, além da segurança e qualidade do leite, a partir da adoção do Programa de boas práticas os produtores têm como vantagem adicional a implantação de um programa que auxilia no gerenciamento de todos os processos produtivos da propriedade. "Com essas práticas o produtor pode conseguir detectar erros de gestão, consertá-los e, graças a isso, garantir a sustentabilidade e até a expansão da atividade".

Desde 2002, a Embrapa tem atuado na produção e adaptação de conteúdos técnicos e metodologia do Programa Alimentos Seguros (PAS), desenvolvido inicialmente para a indústria pelo Senai. A experiência adquirida ao longo desse processo foi a base para o desenvolvimento das ações junto ao Programa da DPA/Nestlé.

Jornalista Valéria Costa –  DRT 15533/59/32 - SPEmbrapa Transferência de Tecnologia Contato: 61 3448.4510 / valeria.costa@embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/