17/09/07 |

Câmara setorial de apicultura se reúne em Corumbá e Ladário

Enter multiple e-mails separated by comma.

A Câmara Setorial Consultiva de Apicultura de Mato Grosso do Sul fará sua segunda reunião itinerante na próxima quarta e quinta-feira, dias 19 e 20 de setembro, em Corumbá e Ladário. Pela primeira vez o encontro acontece nesses municípios – no mês passado a reunião foi realizada em Aquidauana.

No primeiro dia as palestras e atividades práticas acontecem na Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. O presidente da Câmara Setorial, Gustavo Nadeu Bijos, vai falar sobre os trabalhos desenvolvidos pelo grupo às 14h30, no auditório da Unidade.

Às 15h o professor Luís Carlos Morente, assessor técnico do Projeto Navega Pantanal, da Fundação Manoel de Barros, fará uma exposição sobre o programa. Às 15h30 é a vez de Celso de Souza Martins, mestre em fitotecnia, abordar a Indicação Geográfica e Marca Coletiva. Ele representa a Secretaria Federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul.

Após um breve intervalo, haverá uma palestra sobre como se deve proceder para a coleta e o preparo de material botânico para a elaboração de um calendário apícola e visita ao herbário da Embrapa Pantanal, acompanhada por Suzana Salis, doutora em Biologia Vegetal e pesquisadora da Unidade.

Em seguida, às 17h15, os participantes vão visitar o Laboratório de Apicultura da Embrapa Pantanal, acompanhados pelo pesquisador Vanderlei Doniseti Acassio dos Reis, mestre em entomologia. A programação técnica do primeiro dia termina às 17h45, mas à noite os integrantes participam de uma confraternização no restaurante Laço de Ouro.

Prática - No dia 20 a reunião será das 8h às 12h no recinto da Feapan (Feira Agropecuária do Pantanal). Vanderlei dos Reis, da Embrapa Pantanal, vai apresentar o projeto "Consolidação da Apicultura como Estratégia para a Geração de Renda em Assentamentos Rurais de Corumbá". Este projeto foi aprovado pelo Macroprograma 6 da Embrapa em Brasília e está em fase de implantação na região.

À tarde, das 13h às 14h, acontece o dia de campo que vai abordar fatores que devem ser considerados na localização de áreas para a instalação de apiários na região de Corumbá. A programação será na fazenda Band'Alta, em Ladário.

A Embrapa Pantanal realiza experimentos nesta fazenda, mantida pela MSMT (Missão Salesiana do Mato Grosso)/UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

O responsável pela atividade também será o pesquisador, que atua com apicultura na Unidade há cinco anos. Vanderlei disse que essas reuniões itinerantes são fundamentais para que o setor produtivo conheça as diferenças realidades locais, onde a apicultura é desenvolvida em Mato Grosso do Sul.

A reunião itinerante tem como organizadores a (Associação dos Apicultores do Pantanal), a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e a MSMT/UCDB.

 Jornalista: Ana Maio - DRT0 21.928Tel: (67) 3233-2430 ramal 235

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/