25/09/07 |

Sorgo é apresentado como opção para a região semi-árida sergipana

Enter multiple e-mails separated by comma.

Uma alternativa à cultura do milho na região semi-árida será apresentada aos produtores rurais do município sergipano de Monte Alegre nesta quinta-feira, 27 de setembro. O público terá a oportunidade de conhecer o desenvolvimento de quatro variedades de sorgo forrageiro e granífero durante dia de campo que será realizado na propriedade de Regier Adriano Ferreira, na comunidade Tabuleiros, a partir das 9h.

O evento é uma promoção da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE), Departamento de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro) e Prefeitura de Monte Alegre.

O sorgo é uma cultura resistente ao calor e à falta de água. Ele é uma alternativa para os produtores das regiões onde chove menos e ainda possibilita a diminuição dos custos de produção das rações de bovino, aves e suínos, sem perdas nutricionais e qualitativas.

De acordo com o supervisor da Área de Negócios e Transferência da Embrapa Tabuleiros Costeiros - Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Emanuel Donald, estudos mostram que o sorgo está se desenvolvendo e produzindo satisfatoriamente em diversos municípios de Sergipe.

"É uma opção aos produtores, principalmente, nos anos em que a falta de chuva impede o desenvolvimento do milho. Já foram testadas e avaliadas várias variedades em áreas de experimentos", explica Emanuel Donald. As variedades que serão mostradas são BRS 801 e IPA 46742 (forrageiro) e BRS 304 e 310 (granífero). Um comunicado técnico sobre o trabalho realizado com o sogro forrageiro em seis ambientes de Sergipe pode ser consultado no endereço http://www.cpatc.embrapa.br/publicacoes_2006/cot-52.pdf.

O sorgo é mais barato do que o milho, mas tem um valor nutritivo menor. Por esse motivo ele deve compor até 30% da ração, o que ainda assim representa uma economia para os produtores. Durante o dia de campo em Monte Alegre também serão apresentadas o desenvolvimento das culturas de milho e feijão.

Mandioca – A Embrapa Tabuleiros Costeiros e a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas – BA) em parceria com o Deagro e Prefeitura de Umbaúba realizam dia de campo sobre a cultura da mandioca. Os produtores terão a chance de conhecer a produtividade com 14 meses de plantio de diversos híbridos e variedades para a produção de farinha, consumo in natura e alimentação animal. Os participantes também receberão os dados de produtividade com 12 meses de colheita. O dia de campo será no Campo Experimental da Embrapa em Umbaúba, a partir das 9h do dia 27 de setembro. Informações pelo telefone 79 4009-1344.

Gislene Alencar Jornalista - MTb/MG 05653 JP gislenealencar@cpatc.embrapa.brTelefone (079) 4009-1381

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/