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Diretoria analisa primeira proposta do V PDE

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A primeira proposta para formulação do V Plano Diretor da Embrapa (PDE) foi apresentada nesta quarta-feira (28) à diretoria da Empresa. A elaboração do documento contou com a participação de 50 participantes de várias unidades que discutiram estratégias e analisaram além do aspecto técnico, o da inovação, do desenvolvimento e transferência de tecnologia.

Nesse Workshop, o esforço foi formular a missão, valores, visão, posicionamento estratégico, objetivos e diretrizes estratégicas de longo prazo, até o ano de 2023, quando a Embrapa completa 50 anos. "É um exercício inédito, que para Embrapa está sendo um aprendizado bastante construtivo. A partir do refinamento desse documento, nós vamos ter um produto bem trabalhado, que traz bastante do que está acontecendo no cenário interno e externo", afirmou a diretora executiva da Embrapa Tatiana de Abreu Sá.

Segundo a diretora, o PDE é fundamental para se avaliar, periodicamente, o trabalho da Empresa. " É o momento de nos questionarmos sobre o nosso papel na sociedade. Qual a expectativa que nós podemos trazer para a sociedade em termos de contar conosco no futuro?", ressaltou.

Os resultados do trabalho realizado durante o evento foram apresentados pelo chefe da Secretaria de Gestão Estratégica da Embrapa, Evandro Mantovani, que ressaltou a forma madura da condução dos trabalhos, refletida na experiência do grupo com representatividade de diferentes regiões, biomas e especialidades. "As discussões foram do mais alto nível, os documentos estão sendo realizados dentro da competência que a gente esperava que ocorresse. Agora deixa de ser algo de uma secretaria e de algumas pessoas, para contar com a participação efetiva da Embrapa e experiências das pessoas que estão aqui."

Mantovani disse ainda que a expectativa é conseguir expressar, nos próximos 15 anos, os desafios da Embrapa no que diz respeito à agroenergia, mudanças climáticas, nutracêutica e inovação. "Queremos ainda estabelecer algumas diretrizes macro para facilitar nossa audácia de trabalhar com um planejamento de longo prazo."

Entre os vários resultados dos estudos realizados até agora e que estão servindo de subsídio para elaboração do V PDE, encontram-se diversas percepções da Embrapa, entre elas, o reconhecimento da boa imagem da instituição perante o Governo Federal, seus parceiros, seus públicos-alvos e a sociedade. Isso confirma a importância e o papel da comunicação para a manutenção de uma boa imagem e reputação da empresa e conseqüentemente, para sua sustentabilidade institucional. O resultado é o reconhecimento da comunicação como insumo estratégico para a organização.

O próximo passo para a elaboração do V PDE é a realização do II Workshop entre os dias 17 e 19 de dezembro para formulação dos objetivos e diretrizes estratégicas para médio prazo (2008-2011). A previsão é que até o final deste ano a versão final do documento esteja pronta.

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br

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