23/06/08 |

Embrapa Tabuleiros Costeiros lança cultivares e publicações

Enter multiple e-mails separated by comma.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE) comemora seus 33 anos nesta sexta-feira, 27 de junho, com a realização de diversas ações que reforçam o seu compromisso de gerar tecnologias para diferentes segmentos da sociedade.

A cerimônia de aniversário terá início às 9h com o lançamento de cultivares e de publicações; entrega de minibibliotecas e a assinatura do contrato de parceria tecnológica com a empresa Maratá para a produção e comercialização do produto Curadermite.

O evento contará com a presença do diretor da Embrapa José Geraldo Eugênio de França, do chefe-geral da Unidade, Edson Diogo de Tavares, representantes de instituições parceiras e dos empregados. A cerimônia acontece no auditório da Embrapa Tabuleiros Costeiros, localizada na avenida Beira Mar, 3250, Bairro Jardins, Aracaju.

Com a assinatura do contrato de parceria tecnológica, a empresa Maratá produzirá o Curadermite (produto usado no tratamento da pododermite contagiosa - principal doença dos cascos de ovinos e bovinos - e desenvolvido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros), permitindo assim que esta tecnologia chegue ao mercado de forma mais efetiva. "Para a Embrapa, o mais significativo neste processo é que um número maior de produtores de todas as regiões brasileiras terá acesso ao produto, proporcionando o incremento do setor produtivo", explica a chefe-adjunta de Comunicação e Negócios da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Tereza Cristina de Oliveira.

Lançamentos – Cultivares das culturas de banana, mandioca e feijão serão lançadas para o Nordeste brasileiro. Elas foram desenvolvidas, testadas e validadas em uma parceria entre a Embrapa Tabuleiros Costeiros, Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical e Embrapa Meio-Norte - Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - vinculadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A Princesa - primeira cultivar de banana lançada pela Embrapa Tabuleiros Costeiros em parceria com Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas – BA), pode significar uma boa alternativa tanto para os bananicultores quanto para os consumidores da banana tipo Maçã. A nova cultivar é resistente à Sigatoka-amarela e tolerante ao mal-do-Panamá, duas doenças que causam grandes perdas na cultura da banana. Ela é recomendada para o Baixo São Francisco, em Sergipe e Alagoas; e para o Recôncavo Baiano (BA).

As variedades de mandioca (BRS Caipira, BRS Tapioqueira, e BRS Verdinha) são destinadas para produção de farinha e fécula. Elas estão sendo lançadas para todo o Nordeste brasileiro por ter apresentado bom comportamento nos estados do Ceará, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Todas elas demonstraram alta produtividade de raiz e  altos teores de amido. Esses materiais são resultantes do projeto de melhoramento de mandioca liderado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical e executado em parceria pela Embrapa Tabuleiros Costeiros.

Também para todos os estados do Nordeste está sendo lançado o feijão-de-corda BRS Xiquexique. Desenvolvido pela Embrapa Meio Norte (Teresina – PI) e validado para os estados da Bahia, Sergipe e Alagoas pela EmbrapaTabuleiros Costeiros, esta cultivar tem o diferencial de apresentar altos teores de ferro e zinco, além de alta produtividade. Já o BRS Agreste está sendo lançado para o Agreste nordestino. Entre suas características destaca-se a tolerância às principais doenças comuns na região, como antracnose e mancha-angular. E a cultivar BRS Pontal, que também está sendo lançado para o Agreste nordestino, apresenta altos teores de ferro e zinco. A alta produtividade e a característica de ser grão tipo carioca fazem com que ela tenha alta aceitação no mercado. Essas duas últimas cultivares são resultado da parceria entre a Embrapa Arroz e Feijão e a Embrapa Tabuleiros Costeiros.

Publicações - O CD "Atlas de Qualidade da Água Subterrânea no Estado de Sergipe com fins de Irrigação" e os livros "Fome Zero: Continuidade e Mudanças no Espaço Rural Sergipano" e "Recomendações para o uso de corretivos e fertilizantes no Estado de Sergipe", de autoria de empregados da Unidade, serão lançados durante a comemoração dos 33 anos da Embrapa Tabuleiros Costeiros.

O Atlas foi produzido com o objetivo de gerar um banco de dados gerreferenciado a partir de dados secundários sobre parâmetros de qualidade da água subterrânea, aplicando técnicas de geostatística para elaborar mapas temáticos com fins de uso para irrigação, considerando as bacias hidrográficas do Estado de Sergipe. A equipe técnica é formada pelos pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros Ronaldo Souza Resende, Marcus Aurélio Soares Cruz e Júlio Roberto Araujo de Amorim. O Atlas teve o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Sergipe.

O livro "Fome Zero: Continuidade e Mudanças no Espaço Rural Sergipano", da analista Raquel Fernandes de Araújo Rodrigues, é resultado da sua dissertação de mestrado pela Universidade Federal de Sergipe. Editado com o apoio do Banese, a publicação traz um amplo diagnóstico das características de famílias residentes em dois povoados de Simão Dias (SE), onde o Programa Fome Zero teve ações específicas de incentivo à agricultura familiar pelo componente Embrapa no Fome Zero, entre outros.

Com o intuito de disponibilizar informações sobre a adubação das principais culturas do Estado de Sergipe, a Embrapa Tabuleiros Costeiros também está lançando o livro "Recomendações para o uso de corretivos e fertilizantes no Estado de Sergipe". Esta é um obra referência para o Estado de Sergipe, já que quando se busca conhecimento referente ao tema era utilizadas publicações do Estado da Bahia.

Atuaram como editores técnicos os pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros Lafayette Franco Sobral, Joézio Luiz dos Anjos, João Bosco Vasconcellos Gomes, os professores UFS Pedro Roberto Almeida Viegas e Marcos Cabral de Vasconcelos Barreto e Otávio João Wachholz de Siqueira.

Inauguração – Nesta sexta, também serão inauguradas as novas instalações da Área de Comunicação e a ampliação da Biblioteca da Embrapa Tabuleiros Costeiros. A Biblioteca incorporará as áreas de arquivos de documentação permanente, espaço para sala multimídia, cabine de estudos individuais e computadores com acesso à biblioteca virtual para melhor atender ao público externo. A Área de Comunicação, ao longo do tempo, vem crescendo à medida que tem incorporado vários novos processos organizacionais como Eventos, Sistema de Atendimento ao Cidadão, Publicações, Editoração, Jornalismo e Comunicação Interna.

Minibiblioteca – Durante as comemorações dos 33 anos da Embrapa Tabuleiros Costeiros será entregue o kit de uma minibiblioteca para a Escola Municipal Presidente Tancredo Neves de Nossa Senhora da Glória (SE). Esta escola representará as outras nove instituições de ensino de Sergipe que serão beneficiadas com o projeto. Cada kit contém 108 títulos impressos, 37 fitas de vídeo e 40 títulos dos programas de rádio Prosa Rural produzidos pela Embrapa.

Gislene Alencar - Jornalista MTb/MG 05653JPEmbrapa Tabuleiros CosteirosContato:(79) 4009-1381gislenealencar@cpatc.embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/