08/08/08 |

Produção de mel no RS em debate em Pelotas

Enter multiple e-mails separated by comma.

O chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf Junior, explicou que o recente envolvimento nesse segmento se deve ao potencial do cultivo de abelhas na região, que pode contribuir com a diversificação da matriz produtiva local, de forma sustentável. "Há dois anos, com a chegada do pesquisador do assunto na Unidade, começamos a desenvolver nossos trabalhos. Inicialmente, fizemos um reconhecimento das oportunidades e demandas da cadeia produtiva na região e esse evento é o marco do envolvimento da Embrapa com a atividade, reforçada pela inédita realização do evento em Pelotas", afirmou Waldyr.

O presidente da Federação Apícola do Rio Grande do Sul, Aroni Sattler, explicou que o  evento pretende proporcionar espaço de atualização e intercâmbio de conhecimentos, criar oportunidades de negócios entre produtores e empresas voltadas para o setor apícola, favorecer a comercialização de mel e outros produtos das abelhas, oferecendo aos produtores acesso às técnicas e aos avanços tecnológicos de maquinário e equipamentos voltados a atividade, além de apresentar normas e padrões internacionais para a exportação de mel e produtos das abelhas. "Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Embrapa, UFPel, Fapeg e outras instituições que estão nos apoiando" afirmou."Através dessa iniciativa esperamos estimular produtores de diversas faixas etárias, especialmente os jovens do meio rural e as diferentes etnias e gêneros, mesmo aqueles moradores de áreas urbanas, a ingressarem na promissora atividade da apicultura e da meliponicultura. Assim, vamos possibilitar nesse evento o intercâmbio de informações, utilizando uma linguagem voltada ao mercado e ao produtor, como forma de qualificar e incentivar o crescimento da atividade na Metade Sul, considerada a 'Nova Fronteira da Apicultura' no Estado", explicou o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Luis Fernando Wolff.

Ele explica ainda que no período de 7 a 9 de agosto, além do XIII Seminário Estadual de Apicultura, também serão realizados três eventos paralelos: o VII Encontro Estadual de Meliponicultores, a XI Feira Estadual de Produtos Apícolas (Expoapis) e o IX Concurso Estadual da Qualidade do Mel. "Esperamos que essas atividades possam incentivar a pesquisa, a extensão e o ensino direcionados às demandas do setor apícola e agregar valor a produção regional", acrescentou Wolff.O presidente da Fapeg, Expedito Paulo Silveira, explica que a Fundação está apoiando o evento, contribuindo com o pessoal de apoio e capitação de recursos financeiros. "Os objetivos do evento correspondem a missão da Fapeg, que consiste em apoiar a pesquisa e o desenvolvimento agropecuário", informou Expedito.

Christiane Rodrigues Congro Bertoldi – Mtb-SC 00825/9 Embrapa Clima Temperado Contatos: (53) 3275-8113 - congro@cpact.embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/