07/08/08 |

Especialistas lançam livro sobre Instrumentação em Ciência do Solo

Enter multiple e-mails separated by comma.

Produzido por um grupo de pesquisa da Embrapa Instrumentação Agropecuária, o livro "Instrumentação Avançada em Ciência do Solo", que será lançado na terça-feira( 12) , às 17h30, no Hotel Glória, no Rio de Janeiro, apresenta em oito capítulos um panorama sobre a evolução, os principais avanços e oportunidades no campo da ciência do solo,   com ricas  ilustrações de gráficos, tabelas  e fotografias, para facilitar a leitura e compreensão dos textos, igualmente elaborados com riqueza de detalhes, dados e informações precisas, além de uma extensa bibliografia sobre o assunto. A publicação representa o esforço do grupo de pesquisadores em sistematizar o conhecimento gerado e as contribuições  que este Centro da Embrapa tem oferecido desde que foi criado há quase 25 anos.

Dois editores técnicos são ex-chefes da Embrapa Instrumentação Agropecuária, como os pesquisadores Silvio Crestana, também um dos fundadores da Unidade e atual diretor-presidente da Embrapa, e Ladislau Martin Neto, atualmente coordenador do comitê gestor da Plataforma de Mudanças Climáticas da Embrapa. O terceiro editor é o ex-chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Carlos Vaz.

 Os autores são especialistas em estudos  de instrumentação aplicadas ao solo,  com formação em física, engenharia elétrica, civil, de materiais, química e biologia, sendo alguns parceiros de instituições de pesquisa do país e exterior.

O lançamento será no estande da Embrapa Solos, durante a XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, a ser realizada no período de 10 a 15 de agosto.

A publicação é acompanhada de dois softwares em CD, sendo um para análise de raízes (SIARCS) e outro para análise da qualidade física do solo (Qualisolo). Apresenta as mais avançadas metodologias, técnicas e equipamentos de última geração que permitem análises que vão desde a determinação do teor da matéria orgânica até processamento de imagens, como a ressonância paramagnética eletrônica, a ressonância magnética nuclear, espectroscopias diversas, fluorescência de laser, tomografia computadorizada, analisador granulométrico e penetrômetro com sonda combinada de umidade.

O livro chega num momento em que a questão do solo é largamente discutida devido à implicação que tem com as mudanças climáticas, a capacidade de reter o carbono por meio de técnicas de plantio direto, por exemplo. Logo no primeiro capítulo, o leitor pode observar que as tecnologias que mais contribuíram para a redução na utilização de insumos e a diminuição da degradação do solo ou impacto ambiental das atividades agrícolas são as técnicas de manejo conservacionistas e a agricultura de precisão, assunto que continua sendo discutido no capítulo seguinte do livro, com ênfase no estudo da matéria orgânica e seqüestro de carbono em solos.

A Ciência do Solo surgiu há cerca de 150 anos, como revela o livro, e tem obtido grandes avanços a partir da segunda guerra mundial, sobretudo na última década, com a ajuda da tecnologia da informação. O solo, como escreveu Friedrich Albert Fallon em 1862, é o mais importante em toda natureza e o que merece mais atenção. "Verdadeiramente, é o solo que nutre e fomenta toda a natureza, o conjunto da criação depende do solo, que é o alicerce da nossa existência", depoimento que mostra a dimensão das pesquisas em ciência do solo.

O capítulo 3 traz informações sobre equipamentos e métodos inovadores desenvolvidos pela Embrapa Instrumentação Agropecuária para análise física dos solos, que se apresentam como alternativas às tecnologias convencionais, enquanto que o quarto e quinto capítulo mostram como a tomografia tem contribuído para o avanço da ciência do solo e como tem sido utilizada neste centro de pesquisa, que para dar continuidade à linha de pesquisa pioneira iniciada pelo pesquisador Silvio Crestana, em 1985, a Embrapa Instrumentação Agropecuária desenvolveu e construiu o primeiro equipamento brasileiro dedicado à ciência do solo, o minitomógrafo de raios X e raios gama para pesquisas na área agrícola.

A aplicação de pesticidas, conseqüências ao meio ambiente, efeito da matéria orgânica sobre seus resíduos, métodos alternativos para sua análise são discutidos no capítulo 6 do livro, bem como as técnicas empregadas para as análises, destacando entre elas, a Ressonância Magnética Nuclear. O capítulo seguinte é dedicado aos estudos e aplicação de modelos para avaliação de impactos da agricultura em microbacias hidrográficas, sendo o último capítulo voltado às discussões do processamento de imagem em ciência do solo.

O livro será lançado com preço especial de R$ 40,00. Depois do evento será comercializado a R$ 45,00 e os interessados em exemplares da publicação devem entrar em contato com a Embrapa Instrumentação Agropecuária pelo endereço eletrônico: sac@cnpdia.embrapa.br ou pelo telefone (16) 2107 2906.    

   Joana Silva  Mtb 19554Embrapa Instrumentação AgropecuáriaContatos:(16) 2107 29 27 / 9994 6160

  

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/