13/08/08 |

Especialista americano sugere novas variedades de morango para o RS

Enter multiple e-mails separated by comma.

O pesquisador americano da Universidade da Flórida, Craig Chandler, veio ao Brasil ministrar palestra no IV Simpósio Nacional do Morango e III Encontro de Pequenas Frutas e Frutas Nativas do Mercosul, realizado pela Embrapa Clima Temperado, no período de 12 a 14 de agosto, na Sede da Unidade.

Segundo ele, existem muitos programas de melhoramento genético de morango nos Estados Unidos. A maioria deles se localiza próximo aos oceanos, já que, para o florescimento e produção da fruta, as temperaturas amenas são mais adequadas. Isso também permite que a produção de morango exista durante o inverno. No país, a Califórnia ocupa o primeiro lugar nessa produção, seguida da Flórida e da Carolina do Norte.

O objetivo maior, dentro do estudo do melhoramento genético da fruta na Flórida, consiste em desenvolver variedades que tenham o ciclo de produção mais uniforme, com maior resistência às doenças, que sejam mais fáceis de colher e, principalmente, tenham qualidade, incluindo o sabor da fruta, a aparência, o tamanho e a resistência à chuva.

"Depois da colheita, é feita uma análise sensorial final dos morangos, mas sem mostrar qual é a sua variedade, pois pode influenciar o resultado. A análise é feita em vários momentos da safra, já que o gosto pode mudar dependendo do clima e da época", afirmou Chandler.

De acordo com o pesquisador, a indústria de morango existe na Flórida há cerca de cem anos, quando ainda não se utilizava plástico, nem irrigação por gotejamento nas plantações. O plantio é feito, geralmente, em outubro e a safra tem dois picos de produção: uma no final do mês de dezembro e início de janeiro; e a outra no final do mês de fevereiro e início de março.

Ele informou ainda que das variedades desenvolvidas no país, a mais popular entre os produtores brasileiros é a "Festival". Essa variedade apresenta uma produção uniforme durante o ciclo, é fácil de colher, resistente à chuva, tem poucos frutos deformados, sendo geralmente firmes, de tamanho médio e práticos para a venda. No entanto, a variedade pode produzir mudas excessivas no campo e o fruto tende a escurecer em clima mais quente.

Algumas das variedades mais novas de morango nos Estados Unidos e que, segundo Chandler, apresentam potencial de produção no Brasil são: "Florida Radiance" e "Florida Elyana". O pesquisador da Embrapa Clima Temperado e coordenador do evento, Luis Eduardo Antunes disse que pretende pesquisar essas cultivares para verificar sua adequação à produção nacional. A "Florida Radiance" é um fruto simétrico e com sabor agradável, já a "Florida Elyana" é um fruto grande, firme, saboroso, fácil de colher e resistente às doenças.

História

O primeiro laboratório de morango da Universidade da Flórida atuou de 1927 a 1963. O melhorista responsável por ele, Albert Brooks, era a única pessoa que trabalhava no meio, além dos agricultores. Brooks, desenvolveu  em 1952, a variedade chamada "Florida Ninety" conhecida pela sua resistência. Depois dele, podemos citar Charles Howard, que desenvolveu "Florida Belle", em 1975 e "Dover", em 1979; e, finalmente, Craig Chandler que desenvolveu uma grande variedade de morangos, como "Sweet Charlie", em 1992; "Rosa Linda", em 1996; "Earlibrite" e "Festival", ambas em 2000; "Carmine", em 2002; "Winter Dawn", em 2005 e, em 2008, "Florida Radiance" e "Florida Elyana".

Christiane Rodrigues Congro Bertoldi – Mtb-SC 00825/9 Embrapa Clima Temperado Contatos: (53) 3275-8113 - congro@cpact.embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/