25/08/08 |

Diversão e brincadeira na Bienal

Enter multiple e-mails separated by comma.

Olhos atentos e silêncio – uma pausa em meio à agitação de percorrer tantos estandes e vasculhar as sedutoras e coloridas prateleiras de livros. Na tarde desta quarta-feira (20), assim podiam ser vistas as dezenas de crianças que lotaram as duas sessões de estréia da peça infantil Yvyra Poty, a protetora das águas, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Parque Anhembi.

Encenada pela Cia de Teatro Néia&Nando, de Brasília, eles se divertiram com as travessuras do cachorro Pokyro e aprenderam a importância de cuidar do meio ambiente com a indiazinha e sua amiga Clara, a pequena guardiã da natureza.

As apresentações fazem parte da programação da Embrapa Informação Tecnológica, especialmente preparada para a vigésima edição da bienal. Adaptada de duas publicações de mesmo nome, escritas pelos pesquisadores Karina Neoob e Luiz Carlos Hernani, da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), a peça será reapresentada nesta quinta-feira (21), no auditório A e na Arena do espaço infantil Ler é a minha praia. (veja Serviço)Com o personagem Pesquisador-mirim (foto), a garotada – a maioria estudantes da rede pública de ensino – também aprendeu com a cartilha Brinque com Ciência, distribuída gratuitamente depois do espetáculo. Em mesinhas ou espalhados pelo tapete, com giz de cera na mão, foi a hora de colorir, fazer palavras-cruzadas e montar joguinhos com temática ambiental. As oficinas lúdicas acontecem novamente nesta quinta, em três horários – de manhã (às 10h) e à tarde (às 15 e às 18h), logo após as apresentações teatrais.

Além de crianças, pais e professores, também acompanharam de perto os espetáculos a diretora-executiva da Embrapa, Tatiana Deane de Sá, o gerente-geral da  Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, e os autores dos textos originais da peça, Karina Neoob e Luiz Carlos Hernani. "Gostamos muito", comentou a pesquisadora, lembrando a motivação que levou dois especialistas em veterinária e agronomia a se dedicar à literatura infantil e ainda em edições bilíngües (português e guarani).

"Trabalhamos na região onde está concentrada grande parte da população indígena brasileira e percebemos que havia uma demanda por opções de leitura para serem usadas nas escolas da comunidade guarani e kaiowá", explica. Com o apoio de uma professora que traduziu os textos para língua nativa da etnia, os pesquisadores já escreveram três livros e agora estão entre os concorrentes do Premio Jabuti de Literatura, um dos mais importantes do País.

Novas metas

Pela segunda vez na Bienal Internacional de São Paulo, que termina no próximo domingo (24),  a Embrapa Informação Tecnológica já tem definidas as principais metas para a edição de 2010 do evento. Segundo a diretora-executiva da Empresa, Tatiana Sá, as primeiras ações incluem o fortalecimento dos títulos dedicados a públicos diferenciados.

"Os conteúdos serão trabalhados de acordo com o perfil e as necessidades de cada segmento, como por exemplo o produtor rural e o leitor urbano", explicou. Novas coleções também vão começar a ser elaboradas, entre elas a Manejar, destinada a oferecer orientação técnica, de forma simples e prática, de acordo com os referenciais de sustentabilidade ambiental. Para isso, as Unidades Descentralizadas da Embrapa serão convidadas a colaborar com os conteúdos específicos de suas áreas de atuação, principalmente focadas no meio rural.

A ampliação da produção em papel reciclado nas publicações da Unidade, a revisão geral de títulos e conteúdos, além da reedição dos livros mais importantes ou mais procurados também já está entre as estratégias editoriais da Embrapa Informação Tecnológica. As propostas foram discutidas no Plano Diretor da Unidade (PDU). "Também vamos realizar pesquisas para identificar melhor o tipo de conteúdo que mais interessa a cada um dos públicos que procura as publicações da  Embrapa", concluiu a diretora.         

Serviço Apresentação teatral, dia 21 - Yvyra Poty, a protetora das águas - Cia de Teatro Néia&Nando - Auditório A (às 15h) e Arena do  Espaço "Ler é a minha praia" (às 17h). Oficina Brinque com Ciência - Arena do Espaço "Ler é a minha praia" (às 10h e às 18h) e no Auditório A (às 16h)

Imprensa Kátia Marsicano Embrapa Informação Tecnológica - Brasília (DF)(61) 3448 4590katia@sct.embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/