27/09/08 |

Cerrado tem mapeamento de remanescentes de cobertura vegetal

Enter multiple e-mails separated by comma.

O projeto "Mapeamento de remanescentes de cobertura vegetal natural do Cerrado" aponta que o bioma mantém 61% de vegetação nativa, sendo 13% de pastagens nativas e 48% de cobertura vegetal remanescentes.

Realizado pela Embrapa Cerrados (Planaltina – DF), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o estudo custou R$ 700 mil, financiados pelo Ministério do Meio Ambiente e Banco Mundial.

Foram mapeados 204,7 milhões de hectares por meio de 114 cenas do satélite Landsat. O trabalho teve a participação de 14 bolsistas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e pesquisadores da Embrapa Cerrados, Universidade Federal de Uberlândia e Universidade Federal de Goiás.

O mapeamento indica os tipos de interferência dominantes no cerrado brasileiro. Por exemplo, em Minas Gerais, prevalece a pastagem; já em solo paulista, a cultura agrícola. Segundo o pesquisador Edson Sano, coordenador do estudo, a Embrapa visa evitar que outras áreas sejam devastadas, "por meio do desenvolvimento de tecnologias como o zoneamento agrícola e alternativas de manejo do solo que permitam o aumento da produção de alimentos sem novos desmatamentos".

Cada cena do satélite cobre 185 km por 185 km. As imagens de satélite produzidas possuem precisão de mapeamento 33 vezes maior às utilizadas em estudos anteriores. O mapeamento do Cerrado via satélite dividiu o Bioma em 172 cartas planimétricas. O estudo aponta também a área preservada em cada um dos quadrantes, assim como a porcentagem de vegetação nativa por bacia hidrográfica e por estados. No Distrito Federal, por exemplo, o estudo aponta que 51% da cobertura vegetal é nativa.

Serviço :

VI Exposição de Tecnologia Agropecuária – Ciência para a Vida

A exposição Ciência para Vida está instalada na Sede da Embrapa, localizada no final da W3 Norte. O evento é aberto ao público e vai até o dia 28 de setembro. De segunda a quinta-feira: das 9 às 20 horas; de sexta-feira a domingo das 10 às 22 horas.

Gustavo Porpino (RN 648JP)Embrapa Cerrados Contatos: (61) 3388 9945

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/