13/10/08 |

Banana Conquista é apresentada em congresso de fruticultura

Enter multiple e-mails separated by comma.

A primeira cultivar de banana a receber o certificado de proteção no Brasil e que alia resistência a doenças a características sensoriais favoráveis é uma das novidades apresentadas no XX Congresso Brasileiro de Fruticultura. A BRS Conquista está no estande da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, montado no evento realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assitência Técnica e Extensão Rural (Incaper), no Centro de Convenções de Vitória/ES.

Os congressistas terão a oportunidade de conhecer a nova variedade, desenvolvida pela Empresa e que vai estar disponível nos mercados somente no próximo ano, mas promete boa aceitação junto ao consumidor.  O lançamento programado inicialmente para a região Norte passou a ter dimensão nacional já que, em testes realizados nas demais regiões, foram mantidas as qualidades agronômicas da cultivar inclusive a resistência à sigatoka-negra.

Há décadas a doença arrasa plantações e o bolso do bananicultor do mundo todo. Na região Norte do país observam-se perdas de 100% da produção nas cultivares de Prata, Maçã e Terra. Como a empresa holandesa SBW - presente em mais de dez países - outras importadoras internacionais aguardam apenas o lançamento da cultivar para fazê-la chegar a consumidores da Costa Rica e México, por exemplo. As qualidades da cultivar

A Embrapa vem trabalhando com o melhoramento de banana com vistas a resistência à Sigatoka-negra, desde a década de 80. Isso apesar de, no Brasil, a doença ter sido constatada em 1998 no estado do Amazonas. Atualmente o mal encontra-se disseminado por Roraima, Rondônia, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Amapá e Pará.

Potencial - A BRS Conquista, que também oferece resistência à sigatoka amarela e ao mal do Panamá, foi selecionada pela Embrapa Amazônia Ocidental na área experimental da Unidade de Manaus, pelos pesquisadores Luadir Gasparoto e José Clério Rezende Pereira. "Quando percebemos o potencial do material produzido decidimos alterar os planos e agir nacionalmente na etapa de validação", conta a Supervisora de mudas da Gerência de Sementes e Mudas da Embrapa Transferência de Tecnologia, Soraya Barrios.

Segundo ela, foram instaladas unidades de demonstração e validação nos estados de São Paulo, Paraná , Mato Grosso, Minas Gerais e Santa Catarina. "O resultado foi animador pois ao término do período de avaliação foi comprovada a manutenção da resistência à Sigatoka-negra e qualidades como aparência, coloração e seu agradável e proeminente aroma e sabor".

O processo de licenciamento de produção das mudas junto às Empresas de Biotecnologia já foi concluído, e 600 mil mudas estarão disponíveis na época do lançamento em abril de 2009.

Serviço

XX Congresso  Brasileiro de Fruticultura

Data: de 12 a 17 de outubro de 2008

Local: Centro de Convenções – Vitória/Espírito Santo

A programação completa do XX Congresso de Fruticultura está disponível no site: www.incaper.es.gov.br/congresso_fruticultura.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (27) 3137.9887 ou 3380.2996.

 

Valéria Costa – MTb. 15533/59/32 – SPEmbrapa Transferência de TecnologiaContato: 61 3448.4510valeria.costa@embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/