24/11/08 |

Brasil terá Cidade da Bioenergia

Enter multiple e-mails separated by comma.

Referência mundial na produção de agroenergia, o Brasil terá como aumentar a disseminação de informações científicas no tema, atendendo às necessidades dos mercados interno e externo, além de acentuar os esforços para reunir, de maneira estratégica, o que há de mais atual em agricultura dos trópicos.

A novidade é um projeto inovador a ser instalado em 2009 e que reúne esforços da iniciativa público-privada para a construção da Cidade da Bioenergia, um investimento avaliado em R$ 80 milhões, no município paulista de São Carlos. O projeto ocupará um total de 240 hectares de propriedade da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP), e destinados à construção de um parque permanente, com espaços para realização de negócios, cursos e exposições.

Para instalar a Cidade da Bioenergia  os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, e da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, assinaram na quinta-feira(20), em São Paulo, durante a segunda parte da 1ª Conferência Internacional sobre Biocombustíveis, o memorando  que homologa o projeto – que também conta com a parceria da prefeitura de São Carlos.  O convênio prevê o começo das obras no próximo ano.

O ministro Reinhold Stephanes considera o projeto como mais um passo para a liderança que o Brasil já possui em tecnologia voltada à agricultura tropical. Stephanes, de acordo com o boletim Agronotícias, editado pela Assessoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, diz que a idéia é que a Cidade da Bioenergia seja referência em tecnologia integrada à cadeia de produção.

A Embrapa vai inaugurar, nos primeiros meses de 2009,  o Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio, uma parceria entre a Empresa e o Ministério da Ciência e Tecnologia. O Laboratório vai colaborar também, entre outros estudos e pesquisas,  para os projetos a serem realizados na Cidade da Bioenergia.

Apesar de estar em fase de projeto, a Cidade da Bioenergia reunirá características singulares para destacar a pesquisa brasileira e os esforços em ciência e tecnologia para a produção de biocombustíveis e energias renováveis: a localização em uma região que acolhe os centros produtores de cana-de-açúcar. Além disso, o município de São Carlos (com pouco mais de 218 mil habitantes) tem sido considerado um dos mais promissores do estado de São Paulo devido ao investimento em educação e geração de conhecimento, com uma média de um pesquisador para cada 175 habitantes – a maior concentração proporcional do país.

Deva Rodrigues (MTb/RS 5297)Telefone (61) 3448-4015E-mail: deva.rodrigues@embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/