16/03/09 |

Técnicos de prefeituras são treinados em sistema para planejamento municipal

Enter multiple e-mails separated by comma.

Técnicos de seis prefeituras de São Paulo e de uma de Minas Gerais participaram, em 9 de março, do curso "Levantamento de dados e acompanhamento das atividades agrícolas", realizado na Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP).

O treinamento no Sistema Planeja, coordenado pelo pesquisador Stanley Oliveira, buscou capacitar profissionais dos municípios no levantamento de dados agrícolas e socioeconômicos, para subsidiar a análise de oportunidades e ameaças do cenário em que se encontram.

O sistema é usado para identificar o perfil agrícola dos municípios, suas atividades e tendências econômicas; a qualidade ambiental e as áreas que necessitam de investimento. A ferramenta fornece resultados detalhados consequentes da coleta de dados, auxiliando os gestores dos municípios nas tomadas de decisão. "O Planeja gera um conjunto de relatórios que ajudam os técnicos a identificar pontos fracos e fortes nos âmbitos agrícola e socioeconômico, colaborando com o planejamento e a formulação de políticas municipais", explica Stanley.

O engenheiro agrônomo Marcelo Belucio da prefeitura de Fernandópolis, SP, afirma que o município já está elaborando um projeto para adquirir material e contratar profissionais para aplicação do questionário de campo. "A carência de dados agrícolas é extremamente prejudicial, pois a economia da cidade baseia-se, principalmente, na exploração agropecuária. O novo sistema possibilitará o conhecimento real da potencialidade do município, em relação à produtividade e ao perfil socioeconômico dos produtores", diz.

Segundo Stanley, os participantes do curso demonstraram bastante interesse durante as oito horas de treinamento. "Eles não tinham nada parecido. A ferramenta, desenvolvida 100% com software livre, irá ajudá-los na visualização da evolução agrícola dos municípios ao longo dos anos", comenta. A utilização do Planeja é gratuita, mas o levantamento de dados é de responsabilidade dos municípios. Para a implantação da ferramenta, recomenda-se a capacitação de, pelo menos, dois técnicos de cada município.

Prefeituras do Paraná, Maranhão e Amazônia também procuraram a Embrapa Informática Agropecuária para terem acesso à ferramenta. O objetivo da equipe da Embrapa é capacitar vários multiplicadores, atendendo à demanda do País. O próximo curso está previsto para ocorrer em 13 de abril e os municípios interessados devem entrar em contato pelo correio eletrônico: sac@cnptia.embrapa.br.

Nadir Rodrigues (MTb/SP 26.948)Embrapa Informática AgropecuáriaContatos: (19) 3211-5747 – nadir@cnptia.embrapa.brColaboração: Larissa Canova Mendes

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/