11/03/09 |

Continua curso de Gestores Ambientais do TAC

Enter multiple e-mails separated by comma.

Em pleno andamento, o I Módulo do Curso de Gestores Ambientais do TAC da Suinocultura Região da AMAUC/Consórcio Lambari que iniciou ontem, 10, no Centro de Treinamentos da Epagri de Concórdia (Cetrédia) com a participação de mais de 50 técnicos  da região. Na abertura esteve presente o Dr. Alessandro Argenta, representante do Ministério Público de Santa Catarina, prefeitos e representantes de outras entidades.

De acordo com os organizadores, essa é uma proposta de contribuição para a formação de profissionais capazes de promover o diálogo entre a natureza e a sociedade no âmbito das ações relacionadas ao Termo de Ajustamento de Condutas da Suinocultura (TAC) e é realizado em co-promoção com a Embrapa Suínos e Aves, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Claudio Miranda, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves explica que o "objetivo do curso é formar Gestores Ambientais para atuarem no processo de capacitação  dos suinocultores signatários do TAC, visando assegurar a continuidade e o aprofundamento da dimensão educativa do TAC da Suinocultura". "Além disso – acrescenta Miranda - o curso é um instrumento que possibilitará aos gestores ambientais participantes melhores condições para o desenvolvimento de ações ou de programas de capacitação ambiental, de acordo com o a filosofia do Comitê Regional do TAC da Suinocultura e suas exigências legais".

O curso iniciou com uma apresentação dos aspectos legais e a dimensão educativa do TAC. Hoje, segundo dia, o professor Ademir Reis, biólogo, professor titular do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fala sobre a restauração de áreas degradadas. Amanhã, 12, encerramento do I Módulo,  será realizada uma visita a campo com o objetivo de conhecer exemplos de restauração e atividades práticas focando técnicas para construção de um plano de trabalho.

Todos os participantes do curso exercem alguma função ou atividade de orientação ou formação do TAC da Suinocultura.

Próximos módulosEstruturado em quatro módulos, as próximas datas de realização e temas desse curso são:

14 e 15 de abril de 2009- II Módulo: Uso dos dejetos suínos como fertilizante e seus riscos ambientais (16 horas);

12 e 13 de maio 2009- III Módulo: Gestão ambiental da suinocultura: com ênfase uso da água na suinocultura (8 horas)

O IV Módulo, que tratará dos Indicadores de Monitoramento e Avaliação do TAC da Suinocultura, ainda não tem data definida.

Tânia Maria Giacomelli Scolari (4.957/MTB-RS)Colaboração: Ana Paula HeckenblaiknerEmbrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC)Contato: 3441.0400 – Ramal 454 jeanvb@cnpsa.embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/