05/05/09 |

Projeto de brusone do trigo é tema de encontro

Enter multiple e-mails separated by comma.

A brusone é uma das principais doenças que limita o crescimento do cultivo de trigo no Brasil. O projeto Brusone do Trigo: Estudo da interação planta-patógeno começa agora na Embrapa Trigo e tem como ponto de partida um workshop, marcado para os dias 6 e 7 de maio. O evento vai reunir o grupo formado por diversos especialistas com o objetivo de padronizar as ações de pesquisa.

De acordo com a pesquisadora Gisele Torres, coordenadora do projeto, a brusone (causada pelo fungo Pyricularia grisea) é conhecida como doença do arroz há milhares de anos, mas no trigo o problema é recente: "As primeiras espigas de trigo atacado pela brusone surgiram no Paraná na década de 90, mas hoje a doença está presente em todas as áreas produtoras do país", afirma a pesquisadora, lembrando que no mundo não existem cultivares resistentes ao fungo e a eficiência dos fungicidas ainda não é satisfatória.

Atualmente, a brusone é considerada uma doença economicamente importante (com danos que podem comprometer até 60% da produção) no Brasil, Bolívia e Uruguai. Como o fungo depende de umidade e altas temperaturas para se instalar, a doença é fator limitante para a expansão da cultura nas condições do Brasil Central, principalmente nos sistemas de sequeiro. "Até agora, os estudos estiveram voltados apenas para entender a evolução do patógeno e as possibilidades de controle da doença. O projeto em andamento pretende unir o conhecimento do patógeno com os recursos genéticos disponíveis, ou seja, identificar plantas menos vulneráveis à doença", explica Gisele Torres.

A diversidade de especialistas reúne geneticistas, melhoristas, fitopatologistas, estatísticos, técnicos em agropecuária e biólogos trabalhando para caracterizar materiais que sejam possíveis portadores de genes de resistência. "Buscamos reunir diferentes competências, com diferentes olhares sobre o problema como forma de agregar conhecimentos e orientar a busca por resultados no combate à brusone do trigo no Brasil", conclui a pesquisadora.

Participam do workshop as unidades da Embrapa: Agropecuária Oeste, Arroz e Feijão, Cerrados e Soja, além da Epamig, Fesurv e Ufrgs.

   

Joseani M. Antunes MTb 9693/RSAssessoria de Comunicação Embrapa TrigoContatos: (54)3316.5800 joseani@cnpt.embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/