29/05/09 |

Pesquisa faz levantamento dos últimos exemplares de caprinos Gurgueia

Enter multiple e-mails separated by comma.

A  Embrapa Meio-Norte juntamente com a Universidade Federal do Piauí iniciaram um levantamento geográfico para identificar os últimos exemplares de caprinos do tipo Gurgueia no Estado. O mapeamento consiste em registrar a existência ou não destes animais, nos locais onde supostamente eles teriam se originado. Além disso, pretende-se fazer o levantamento da situação socioeconômica dos criadores e o sistema no qual os animais são criados.

A pesquisa está sendo financiada pelo Banco do Nordeste e é desenvolvida pela pesquisadora Adriana Mello, da Embrapa Meio-Norte, juntamente com bolsistas de mestrado da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O objetivo desse trabalho é cadastrar produtores do interior do Estado que ainda mantém animais do tipo Gurgueia, marcando as áreas por meio  de coordenadas geográficas com o uso de GPS, para que os dados fiquem disponíveis para pesquisas futuras.

O levantamento teve início em janeiro deste ano, e já foram cobertos mais de 3.000 km, nas cidades piauienses de Júlio Borges, Curimatá, Redenção do Gurgueia, Bom Jesus, Santa Luz, Cristino Castro, Elizeu Martins, Canto do Buriti, Dom Inocêncio, São Raimundo Nonato, Paulistana, Isaías Coelho e Jaicós. Os municípios foram escolhidos com base nas informações disponibilizadas pelo IBGE e EMATER, sobre criadores de animais nativos da região. Nas fazendas visitadas, os pesquisadores realizaram o estudo morfométrico – caracterização (pelagem, chifre, brinco) e medição dos animais – e preencheram questionários completos sobre os dados do criador, da vegetação e da fazenda.

A pesquisa, que está em fase de desenvolvimento, ainda não encontrou exemplares da raça Gurgueia em rebanhos do Piauí, apesar de registrar a criação de outras raças puras, como a Nambi e a Moxotó. A pesquisadora Adriana Mello afirma que a pesquisa só terminará quando for encontrado algum exemplar da raça Gurgueia ou quando tiverem certeza de que não existem mais caprinos dessa raça. Ela afirma ainda que a importância da pesquisa reside no fato de a raça Gurgueia nunca ter sido estudada nem selecionada e que sua preservação é importante por conta da resistência e da variabilidade genética da raça.

Histórico da raça

A raça Gurgueia pertence ao grupo de caprinos naturais do Nordeste. Eles são descendentes de animais introduzidos a época do Brasil Colônia e que passaram por um longo período de seleção natural para se adaptarem ao semiárido. O risco que estes animais sofrem de serem extintos é decorrente da introdução e cruzamento com raças importadas mais produtivas, o que pode tornar esses híbridos menos resistentes.

Alterações futuras de mercado, mudanças climáticas e outras ações de pesquisa na pecuária requerem a existência de variabilidade genética nos animais domésticos. A variabilidade está se perdendo quando um grupo genético que já foi importante no interior do Estado, como o caprino Gurgueia, deixa de existir.

Eugênia Ribeiro(MTb 1091/PI)

Colaboração:Juarez Fernandes

Embrapa Meio-Norte

e-mail: estagiário.ace@cpamn.embrapa.br

Fone: (86) 3089-9196

Informações:

Adriana Mello de Araújo

Pesquisadora Embrapa Meio-Norte

E-mail: adriana@cpamn.embrapa.br

Fone: (86) 3089-9165

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/