06/07/09 |

Sistema APOIA-NovoRural é apresentado em curso no Uruguai

Enter multiple e-mails separated by comma.

A convite do Procisur - Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Tecnológico Agroalimentício e Agroindustrial do Cone Sul, o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) Cláudio Buschinelli, juntamente com as técnicas do Ministério de Ganaderia, Agricultura e Pesca do Uruguai, Aelita Moreira e Natália Martínez ministraram o curso Modelos de Evaluación de Impacto Ambiental en Actividades Rurales, de 17 a 19 de junho de 2009, em Montevidéu, Uruguai.

O curso, dirigido aos pesquisadores participantes do Projeto Agricultura Orgânica, financiado pelo Fondo Regional de Tecnología Agropecuaria - Fontagro e que congrega atividades na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, tem como base a Plataforma Tecnológica Regional em Agricultura Orgânica do Procisur.

O primeiro dia, 17 de junho, foi dedicado à apresentação do Sistema APOIA-NovoRural e do Sistema EIAR - adaptação do APOIA-NovoRural para as condições uruguaias. A base teórica foi demonstrada por Buschinelli e em seguida, foram apresentadas as várias dimensões de avaliação, a saber: Ecologia da Paisagem, Compartimentos Ambientais e Dimensões Sociocultural, Econômica e Gestão.

O dia 18 foi dedicado à avaliação de um estabelecimento rural, para colocar em prática os modelos apresentados. Para tanto, foi escolhido um produtor representativo da produção orgânica na região de Montevidéu, que tem atividade diversificada envolvendo horticultura e produção de grãos. No último dia, os dados coletados foram analisados e discutidos pelo grupo, de maneira a verificar a viabilidade de aplicação destes sistemas de avaliação de impacto ambiental nas atividades futuras do Projeto Agricultura Orgânica.

Sistema APOIA-NovoRural

Trata-se de um sistema de avaliação de desempenho ambiental de atividades rurais. Organizado em cinco dimensões (Ecologia da Paisagem, Compartimentos Ambientais e Dimensões Sociocultural, Econômica e Gestão) e 62 indicadores de sustentabilidade, que são avaliados em planilhas eletrônicas no Excel, oferecendo resultados gráficos de fácil compreensão por parte dos produtores rurais. "O sistema é de rápida aplicação e vem sendo usado também, como ferramenta de gestão ambiental de estabelecimentos rurais, já que apresenta os pontos fortes e fracos da produção, desde a perspectiva de desenvolvimento sustentável".

Cristina Tordin ( MTB 28499)Embrapa Meio AmbienteContatos:19.3311.2608

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/