26/06/09 |

Embrapa firma convênio com Governo do Estado do Amazonas

Enter multiple e-mails separated by comma.

A Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM) assinou nesta sexta-feira (26) convênios com o Governo do Estado do Amazonas por meio da  Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e com o Instituto Amazônia,  para incremento da produção agrícola do Amazonas. Ao todo serão cerca de R$ 870 mil investidos em projetos que beneficiarão direta e indiretamente quase três mil famílias nos municípios em que as ações serão implementadas.

A assinatura dos convênios contou com a presença da chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Maria do Rosário Lobato Rodrigues, do secretário da Sepror, Eron Bezerra, do presidente do Idam, Edson Barcelos, da representante da Suframa, Síglia Regina Said, do presidente do Instituto Amazônia, Paulo Henrique e da deputada federal Vanessa Grazziotin (PC do B/AM), autora de várias emendas parlamentares que beneficiam a Embrapa, e demais representantes de instituições parceiras que compareceram ao auditório da Embrapa.

Os convênios irão beneficiar as ações de pesquisa e transferência de tecnologia nas seguintes áreas: estruturação da cadeia produtiva do cupuaçuzeiro, fortalecimento institucional para geração e transferência de tecnologia em várzeas, produção de pirarucu e tambaqui no município de Rio Preto da Eva e instalação de casas de farinha em 15 municípios.

De acordo com a chefe geral da Embrapa, a parceria entre as instituições é fundamental para o desenvolvimento da região. ``Temos um grande compromisso, que é desenvolver de forma sustentável essa região, proporcionando emprego e renda ao agricultor``, disse.Para o secretário da Sepror a parceria com a Embrapa é fundamental para que o Estado desenvolva suas políticas dentro dos fundamentos de contemporaneidade de ciência e tecnologia. ``O homem do campo precisa também ter acesso às tecnologias``, frisou.

Os convênios firmados estão pautados dentro de programas e projetos de pesquisa que a Embrapa desenvolve e serão incrementados com o aporte de recursos. Com um orçamento de R$ 448 mil, sendo 266 mil oriundos da Suframa e 182 mil do Governo do Estado, por meio da Sepror, a Embrapa desenvolverá o ''Estudo para Estruturação da Cadeia Produtiva do Cupuaçuzeiro no Estado do Amazonas''. O projeto visa contribuir com a estruturação da cadeia produtiva do cupuaçuzeiro no Estado do Amazonas, tendo como metas: caracterização e análise da cadeia produtiva do cupuaçu; elaboração do''perfil agroindustrial'' do cupuaçu; capacitação de atores multiplicadores da cadeia produtiva do cupuaçuzeiro e o fortalecimento de ações de pesquisas em andamento necessárias para atender as demandas tecnológicas da cadeia produtiva.

Cadeia produtiva é um conjunto de componentes interativos, tais como sistemas produtivos agropecuários e agroflorestais, fornecedores de serviços e insumos, indústria, de processamento e transformação, distribuição e comercialização, além de consumidores finais do produto e subproduto da cadeia.

Para área de várzea serão destinados recursos para a multiplicação demanivas sementes de mandioca de alta produtividade. Atualmente, aprodutividade média no Estado do Amazonas é de 10 a 12 toneladas porhectare ao ano, com as novas variedades lançadas pela Embrapa, existemvariedades com produtividade que variam de 25 a 30 toneladas, que poderãoser adotadas pelos produtores.

Maria José Tupinambá (Mtb 114/AM)Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM)maria@cpaa.embrapa.brContato :(92) 3303-7852

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/