13/07/09 |

Parceiros avaliam projeto Quintais Orgânicos de Frutas

Enter multiple e-mails separated by comma.

Na última quinta-feira (9/7) reuniram-se na Sede da Embrapa Clima Temperado cerca de 20 integrantes do Projeto Quintais Orgânicos. O objetivo da reunião foi apresentar aos parceiros: Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), Eletrobrás e Fapeg, os resultados obtidos pelo projeto no período de 2004 a 2008.

O coordenador do Projeto e Supervisor da Área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Clima Temperado, Fernando Costa Gomes, fez a apresentação dos resultados para os participantes. "Sempre conquistamos mais do que pretendíamos, nossas metas foram alcançadas com sucesso. O que comprova isso é a implantação de 770 quintais até agora", afirma ele. Ele acrescenta ainda que no Rio Grande do Sul, os quintais podem ser encontrados em 80 municípios; no Paraná, em três municípios; em Santa Catarina, cinco municípios e até mesmo no Uruguai, em dois municípios.

Eles estão distribuídos em assentamentos, comunidades quilombolas e indígenas, escolas, agricultores familiares e outros beneficiando até agora quase 30 mil pessoas. Segundo a pesquisadora da Unidade e integrante do Projeto, Márcia Vizzotto, é preciso restabelecer uma cultura alimentar com as pessoas. "Os quintais dentro das escolas são estratégicos, já que as crianças aprendem a cuidar e a comer frutas sempre. Elas passam esse hábito adiante, para sua família, o que pode prevenir doenças crônicas como o câncer", diz a pesquisadora. Márcia trabalha com a área de propriedade funcional das frutas e pesquisa as cultivares que fazem parte do projeto.

Segundo o Gerente de Divisão de Projetos Socioambientais da Eletrobrás, Alexandre Farias Benjamim, a instituição a qual os projetos são vinculados é de suma importância para tranqüilizar as empresas que o apóiam. "A Embrapa desenvolve um trabalho sério e respeitado. Isso nos dá segurança para investir no Projeto Quintais Orgânicos de Frutas, que gera renda, segurança alimentar e contribui com o problema da fome", diz Alexandre.

Também presente na reunião, a Coordenadora de Responsabilidade Social da CGTEE, Cecilia Hypolito, diz que algumas das obras realizadas pela empresa são amenizadas com esse trabalho ambiental. "O projeto cumpre três funções importantes para a nossa empresa: econômica, social e ambiental. Além disso, ele possibilita a geração de uma renda alternativa importante às famílias e pode ajudar no resgate de espécies nativas", finaliza.  

Christiane Rodrigues Congro (Mtb-SC 00825/9)Colaboração: Manoela Soares (estagiária)Embrapa Clima Temperado Contatos: (53) 3275-8113  congro@cpact.embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/