31/10/22 |

Embrapa realiza ação de popularização de ciência com estudantes da rede pública municipal do Rio de Janeiro

Enter multiple e-mails separated by comma.

Photo: Aline Bastos

Aline Bastos - Oficina

Oficina "Interação de sentidos"

De 24 a 26 de outubro, a Embrapa Agroindústria de Alimentos e a Embrapa Solos participaram da etapa final II Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação visou proporcionar um espaço de protagonismo, diálogo e apresentação de soluções pelos estudantes da Rede Pública da cidade do Rio de Janeiro sobre cinco eixos norteadores: I. Segurança Alimentar; II. Equidade de Gênero e Étnico-Racial; III. Água: Vida e Saneamento; IV. Mudanças Climáticas e Energias Renováveis e V. Resíduos.

Aline Bastos, supervisora do Núcleo de Comunicação da Embrapa Agroindústria de Alimentos, foi o ponto focal da Embrapa na comissão organizadora do evento, atuando no eixo “Segurança Alimentar”. No total, mais de 10 mil alunos participaram da iniciativa nas fases locais, regionais e municipal, resultando na seleção de 78 trabalhos finalistas que foram apresentados em auditórios na Cidade das Artes, Rio de Janeiro, RJ. "Precisamos nos aproximar cada vez mais das crianças e dos jovens, levando o nosso conhecimento da Embrapa, para que a nova geração seja capaz de promover as transformações necessárias nos sistemas alimentares, a fim de torná-los cada vez mais saudáveis e sustentáveis", afirmou Karina dos Santos, chefe adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, da Embrapa Agroindústria de Alimentos. 

 

Roda de Conversa e Oficinas Lúdicas  

Para aprofundar na discussão do tema, a Embrapa moderou uma roda de conversa sobre “Segurança Alimentar” no dia 24, que contou com a participação da pesquisadora Virgínia da Matta, da Embrapa Agroindústria de Alimentos e secretária-executiva do Portfólio Alimentos, do pesquisador Cláudio Capeche, da Embrapa Solos, de Regina Tchelly, culinarista e empreendedora social, e do professor Vitor Nunes, da Rede Municipal de Educação.

Nos 25 e 26, no espaço das oficinas lúdicas, a equipe do Laboratório de Análise Sensorial e Instrumental, sob a coordenação da pesquisadora Rosires Deliza, promoveu a oficina “Interação dos Sentidos”. A análise sensorial de alimentos despertou a curiosidade de alunos, professores e integrantes da comunidade escolar, que provaram um suco com cor, sabor e aroma peculiares. "Os alunos adoraram e interagiram bastante. Em uma das escolas, a professora conduziu uma pesquisa sobre a merenda escolar, e agora está interessada em conversar conosco para aprimorar a análise e, assim, adequar o cardápio", afirmou Marcela de Alcântara, bolsista do laboratório de Análise Sensorial.

A oficina "Tintas de Solos", conduzida pelo pesquisador Cláudio Capeche, da Embrapa Solos, também atraiu grande interesse dos participantes. "Levamos a alunos e professores o conhecimento sobre ciência de solos, e pretendemos expandir ainda mais. Fizemos contato com mais de 20 escolas para a retomada das ações do Embrapa & Escola no próximos ano", afirmou o pesquisador.

A Embrapa também participou da contação de história com o livro infantil "A casa da Vida: Eu sou um Solo", premiado pela FAO/ONU, ação realizada pela pesquisadora Julia Stuch e pela analista Michele Pereira, da Embrapa Solos, para alunos dos anos iniciais. Foram distribuídos cerca de 60 livros infantis para mais de 22 escolas municipais, salas de leitura e outras instituições. "A coordenadora da Gerência de Leitura da Secretaria Municipal de Educação e o curador do evento elogiaram o trabalho e o livro, e querem avaliar possibilidade de fazer com que os livros cheguem à rede de escolas municipais", relatou animada Júlia Stuch.

ALINE BASTOS (MTb 31.779/RJ)
Embrapa Agroindústria de Alimentos

Press inquiries

Phone number: +552136229739

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/