03/02/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Secretário da SDA visita Unidade e debate parcerias para fomento da agricultura no Estado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Agroindústria Tropical recebeu, no último dia 26, Moisés Braz, secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA). Em conversa com o chefe-geral da Unidade, Gustavo Saavedra, foram discutidos caminhos para estabelecer parcerias entre as duas instituições, visando ao fomento das atividades agrícolas no estado.

Dentre as possibilidades deliberadas, destaca-se o processo de industrialização e tecnificação das cadeias produtivas, em especial as estruturadas pela agricultura familiar, a fim de promover um ambiente de inovação em torno das principais culturas desenvolvidas no Ceará, como a cajucultura e a cafeicultura.

Segundo Moisés Braz, a parceria entre a Embrapa e a SDA é imprescindível, haja vista a necessidade crescente de assistência técnica, informação qualificada e pesquisa no âmbito agrícola. "O nosso objetivo é abrir um canal de relacionamento para apropriar e trocar conhecimentos com a Embrapa visando levá-los para a agricultura familiar e para pequenas propriedades", ressalta. 

O secretário visitou o Laboratório Multiusuário de Química de Produtos Naturais, responsável por potencializar o aproveitamento dos recursos naturais brasileiros; o Laboratório de Processos Agroindustriais, em que são desenvolvidas tecnologias para o processamento de matérias-prima; e o Banco Ativo de Germoplasma de Cajueiro, responsável por conservar a maior variabilidade genética do mundo em cajucultura.

Moisés Braz destacou a importância da infraestrutura laboratorial da Embrapa no desenvolvimento tecnológico das cadeias produtivas: "Os laboratórios são uma oportunidade para que possamos compreender a produção não apenas como subsistência, pois essa produção agrícola tem de ser feita com qualidade, quantidade e cumprindo as exigências do mercado".

De acordo com Gustavo Saavedra, a união de esforços entre a Embrapa Agroindústria Tropical e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário sinaliza um novo horizonte para as cadeias produtivas do Ceará, com inovação tecnológica e conhecimento aplicável tanto para o campo quanto para a indústria. “Dessa forma, as atividades agrícolas tendem a ser desenvolvidas com maior agregação de valor, sustentabilidade e viabilidade econômica”, afirma.

 

Sobre a SDA

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário, órgão da Administração Direta do Governo do Estado do Ceará, tem por finalidade, diretamente ou por meio das suas vinculadas, planejar, coordenar e executar as ações governamentais destinadas ao desenvolvimento da agropecuária, mediante apoio à agricultura familiar. Segundo os registros encontrados, a instituição que rege os negócios da Agricultura do Estado originou-se em 23 de março de 1921 e tinha como nome Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura e Obras Públicas.

Ricardo Moura (DRT 1618 JPCE)
Embrapa Agroindústria Tropical

Contatos para a imprensa

Lindemberg Bernardo (estagiário de jornalismo)
Embrapa Agroindústria Tropical

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cajucajucultura