21/03/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Culturas do caju e do coco são temas de podcast do G1

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Agroindústria Tropical trabalha para o desenvolvimento da fruticultura tropical. A cajucultura e a cocoicultura são cadeias produtivas de relevância para o Brasil, em especial para a região Nordeste. Evidenciando esse protagonismo, dois episódios do podcast “De onde vem o que eu como”, apresentado por Carol Lorenzetti e Lu Oliveira, do G1, tratam das origens dos frutos, benefícios, formas de consumo e desafios presentes nas cadeias produtivas de caju e de coco. Confira um resumo dos episódios.

Episódio #3: Caju


No terceiro episódio de “Onde vem o que eu como”, Carol Lorenzetti e Lu Oliveira discutem os benefícios e as curiosidades do caju. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022 a produção nacional de castanha de caju ficou em 146.603 toneladas. No Brasil, o Estado do Ceará lidera a produção de castanha. O município de Beberibe, no litoral leste, é um dos principais polos produtores de cajucultura. 
Em entrevista ao podcast, Sonayra Monteiro, produtora local, mencionou a importância da cajucultura para a região. “Cem por cento da receita da área agrícola de Beberibe é caju. Pra onde você vira, você vai ver um pé de caju, e não vai ser somente um pé, vão ser inúmeros pés, porque, de propriedade em propriedade, o foco principal é o caju”, comentou. 
O projeto Inova Caju, coordenado pela Embrapa Agroindústria Tropical, é mencionado no podcast. Desde 2021, a Unidade atua no sentido de fortalecer os agricultores da região de Beberibe, bem como diversificar produtos derivados do caju, como doces, cajuína e alimentos salgados elaborados a partir da fibra.
A produtividade dos pomares de cajueiro estão diretamente relacionados com a substituição do cajueiro tradicional, conhecido como gigante, pelo cajueiro-anão, desenvolvido por meio de tecnologias da Embrapa. Os clones são o resultado do cruzamento entre plantas selecionadas que possuem características ideais para cada região.

Episódio #29: Coco


No 29º episódio do podcast “De onde vem o que eu como”, Carol Lorenzetti e Lu Oliveira discutem os benefícios e as curiosidades do coco. Atualmente, o Brasil é o quinto maior produtor do fruto do mundo, produzindo 1,6 milhão de toneladas do fruto. A região Nordeste é responsável por 80% dessa produção, sendo o Ceará o maior polo da cadeia produtiva do coco em nível nacional. De acordo com o Instituto IBGE, o Estado produziu 386.112 toneladas na safra de 2021.
Em entrevista ao podcast, Fernando Abreu, doutor em Engenharia de Alimentos e analista da Embrapa Agroindústria Tropical, destaca o fruto como fonte energética: “O coco é uma forma de estocar energia. Tem muita gordura, água e uma casca bem dura. É um projeto da natureza muito bem feito”. 
No episódio, as narradoras abordam a versatilidade do coco, utilizado não somente como alimento, mas também como matéria-prima para fabricação de combustíveis, a exemplo do biodiesel. A Embrapa Agroindústria Tropical desenvolve tecnologias que visam fomentar a rede da cocoicultura do campo à indústria. No cultivo em campo, a irrigação e o controle de pragas e doenças são o foco. 
Na indústria, as inovações estão voltadas ao processamento da água de coco e à transformação do fruto em novos co-produtos. Além disso, o aproveitamento integral dessa matéria-prima também é uma preocupação: a casca pode ser utilizada em peças de artesanato e em compostos orgânicos.

Sobre o Podcast “Onde vem o que eu como”

Episódios semanais explicam o caminho dos alimentos desde a produção até a mesa do brasileiro – sempre contando curiosidades de comidas e bebidas que estão no nosso dia a dia.Os episódios são publicados às segundas-feiras, no começo da manhã. 

Ricardo Moura (DRT 1618 JPCE)
Embrapa Agroindústria Tropical

Lindemberg Bernardo e Luiza Vieira (estagiários de jornalismo)
Embrapa Agroindústria Tropical

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cajucococajuculturacocoiculturasistemas-de-producao