26/05/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Embrapa lança na Agrobrasília cultivares de pitaya e de leguminosa para pastagens

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Juliana Caldas

Juliana Caldas - Pesquisador Fábio Faleiro durante evento de lançamento das cultivares de pitaya

Pesquisador Fábio Faleiro durante evento de lançamento das cultivares de pitaya

A Embrapa lançou nesta quarta-feira (24) cinco cultivares de pitaya geneticamente superiores e uma cultivar de amendoim forrageiro para cultivo no Cerrado. Os lançamentos foram realizados no estande da Embrapa na Agrobrasília. A feira localizada no PAD-DF segue até o próximo sábado (27), sempre de 8h30 às 18h com entrada franca. 

A Embrapa Cerrados lançou as cultivares de pitaya: BRS Lua do Cerrado; BRS Luz do Cerrado; BRS Granada do Cerrado; BRS Minipitaya do Cerrado e BRS Âmbar do Cerrado. Esses materiais chegam ao mercado após 25 anos de pesquisa e se destacam pela alta produtividade, qualidade física e química dos frutos, longevidade das plantas, vigor e resistência a doenças e autocompatibilidade, ou seja, dispensam a polinização manual. 

“Esse trabalho foi iniciado no início da década de 90, com o pioneirismo do pesquisador Nilton Junqueira. Em 1996, ele montou o primeiro banco ativo de germoplasma com coletas de pitayas na região do Cerrado e a partir de materiais de colecionadores. Em 2002, conseguimos os primeiros resultados de pesquisa mostrando o potencial da espécie S. setaceus. A partir daí, iniciamos um trabalho de seleção, buscamos os materiais mais produtivos, com maior resistência a doenças e os autocompatíveis”, contou o pesquisador e chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados, Fábio Faleiro, durante o lançamento. 

Faleiro ressaltou o trabalho de validação das cultivares que foi feito em diversas regiões do Brasil por meio de parcerias público-privada com empresas estaduais de pesquisa, universidades, associação de produtores e cooperativas. “Montamos dezenas de unidades de validação pelo país. Uma pitaya selecionada no Planalto Central precisa ser validada em outras regiões para termos segurança na recomendação do cultivo para além do Cerrado”, explicou. 

Parceiro da Embrapa, Geraldo Magela, extensionista da Emater-DF, acompanhou de perto esse trabalho de validação. “Temos visto que a pitaya tem sido uma alterativa de renda, especialmente na agricultura familiar. Aquele mesmo comprador que compra hortaliças pode ser um canal de comercialização da pitaya. Isso tem gerado uma fonte de renda a mais para o produtor”, afirmou. Segundo ele, os agricultores têm demonstrado muito interesse pelas novas cultivares desenvolvidas pela Embrapa. “A demanda aumentou muito com a popularização crescente da pitaya”, contou. 

Faleiro acredita que nos próximos anos o cultivo da pitaya vai dar um salto, uma vez que é cada vez maior o interesse das agroindústrias no fruto. “O desenvolvimento tecnológico envolve a questão da pesquisa, da extensão rural, da transferência de tecnologia, dos produtores e dos empresários. É dessa forma que a gente vai conseguir impactar o setor com uma tecnologia desenvolvida para a cadeia produtiva”, avalia.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Cerrados Sônia Celestino, especialista na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, primeiro o consumidor tem que conhecer o fruto in natura para, depois, se interessar por um produto processado. Segundo ela, o tesouro da pitaya, em termos de propriedades antioxidantes, está na casca, muito utilizada como corante natural e para substituir, por exemplo, parte da gordura em produtos como iogurte. 

E um livro com centenas de formas de utilização da pitaya em receitas doces e salgadas será lançado no próximo sábado, no estande da Embrapa da Agrobrasília. Na ocasião, haverá degustação de suco de pitaya com maracujá. Uma das autoras do livro, Jamile Oliveira, adiantou que as receitas usam não apenas a polpa, mas também a casca in natura e, também, em pó. “Há também receitas utilizando o broto da palma refogado. São 200 receitas tanto doces quanto salgadas”, contou. Baixe aqui o livro "Pitaya: 200 formas de utilização em receitas doces e salgadas".

BRS Oquira - também foi lançada a cultivar de amendoim forrageiro (BRS Oquira) para cultivo no Cerrado. Rica em proteína e com alta produção de forragem, a leguminosa é alternativa para intensificar a produção de carne e leite e viabilizar uma pecuária a pasto mais sustentável nos biomas Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado. 

“Em consórcio com gramíneas, com a proporção de 30% de amendoim forrageiro no pasto, temos a capacidade de incorporar nitrogênio no solo entre 100 e 150 quilos por ano por hectare. Essa cultivar também tem uma capacidade de adubação significativa, consequentemente favorece a ciclagem de nutrientes no sistema”, afirmou o chefe-geral da Embrapa Acre, Bruno Pena, durante o lançamento. 

O programa de melhoramento do amendoim forrageiro é coordenado pela Embrapa Acre em parceria com a Embrapa Cerrados, Embrapa Pecuária Sudeste e Embrapa Gado de Leite. Cultivar indicada para o consórcio com gramíneas, possui boa aceitação pelos animais e elevada qualidade nutricional. Também tem boa tolerância ao encharcamento e capacidade de rebrotar depois do fogo. 

 

Leia também: Cientistas desenvolvem cultivares de pitaya geneticamente superiores

Vídeo tecnológico mostra as cinco cultivares desenvolvidas pela Embrapa: assista aqui

Prosa Rural: Cultivares de pitaya com desempenho comprovado em várias regiões do Brasil. Acesse aqui

 

Mais informações sobre as cinco cultivares de pitaya:

Para mais informações sobre as cultivares, sistema de produção, mercado e processamento da pitaya, acesse gratuitamente o livro “Pitaya: uma alternativa frutífera” (https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/232364/1/livropitaya-versaofinalweb.pdf) editorado pela Embrapa em parceria com a Empaer e a Universidade Federal de Lavras.

Para saber mais informações sobre o histórico das pesquisas com pitayas na Embrapa Cerrados, acesse gratuitamente a publicação “Pitayas: atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação na Embrapa Cerrados” (https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/230728/1/Doc-374-Fabio-Faleiro.pdf)

 

Mais informações sobre a BRS Oquira:

Acesse aqui informações sobre a cultivar de amendoim forrageiro propagada por mudas BRS Oquira: https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/8359/amendoim-forrageiro---brs-oquira 

Acesse aqui o vídeo sobre as vantagens de se consorciar o amendoim forrageiro nas pastagens: https://www.youtube.com/watch?v=wdHf3AX8hlQ

Juliana Caldas (MTb 4861/DF)
Embrapa Cerrados

Contatos para a imprensa

Telefone: 33889945

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens