02/06/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Sistemas Agrícolas Tradicionais são pauta de reunião com Diretoria Socioambiental do BNDES

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação -

A Embrapa Alimentos e Territórios, representada pelo chefe-geral João Flávio Veloso Silva, pelo chefe de PD&I Ricardo Elesbão Alves e pela pesquisadora Patrícia Goulart Bustamante, reuniu-se no dia 31 de maio com a Diretora Socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Tereza Campello, e sua assessoria. A principal pauta da reunião, que aconteceu na sede do órgão, no Rio de Janeiro, foi apresentar a agenda de trabalho da Unidade, especialmente com os Sistemas Agrícolas Tradicionais - SATs.  

Inicialmente, a chefia falou do histórico de criação da Unidade, da carteira de projetos da Unidade, e dos trabalhos já realizados com o BNDES. De acordo com João Flávio, foram discutidas parcerias para projetos já existentes na Unidade e que precisam ser retomados, em especial as ações relacionadas aos SATs, que englobam o conjunto de saberes, mitos, formas de organização social, práticas, produtos, técnicas/artefatos e outras manifestações que compõem sistemas culturais manejados por povos e comunidades tradicionais. 

A pesquisadora Patrícia Bustamante conta que o BNDES tem aproximação com a Embrapa Alimentos e Territórios na temática dos SATs por já ter parceria com a Embrapa nessa área desde 2016. “Essa parceria refere-se ao Prêmio BNDES de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais. Foram feitas duas edições do prêmio, com 25 SATs premiados, sendo 15 na primeira edição e 10 na segunda. Além disso, o projeto permitiu o mapeamento de 99 SATs”, recorda. 

Bustamante conta que a UD reforçou a necessidade do apoio do BNDES para trabalhar na construção e execução de planos de conservação dinâmica para esses SATs.  “Esses planos seriam feitos inicialmente em todos os 25 SATs premiados, mas a diretora Tereza pediu que nesse momento fossem priorizados os SATs localizados na Amazônia, seguindo um mapa estratégico oficial elaborado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)”, conta. 

De acordo com Patrícia, o próximo passo será buscar também o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA) para a criação de um programa para a conservação dinâmica dos SATs. 

3ª edição do Prêmio BNDES SATS - Outra boa notícia, relata Patrícia, é que o BNDES autorizou o lançamento, ainda este ano, da 3ª edição do Prêmio BNDES SATS, do qual podem concorrer instituições de direito privado e sem fins lucrativos. A realização do prêmio é uma parceria entre o BNDES, a Embrapa, o MAPA, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). 

Irene Santana (MTb 11.354/DF)
Embrapa Alimentos e Territórios

Contatos para a imprensa

Telefone: (82) 3512-2135

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

sistemas-agricolas-tradicionaispremio-bndes-satbndessatpremio-sat