23/08/23 |

Embrapa leva tecnologias do cultivo de caju e fruticultura tropical para a Expofruit

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa participa, entre os dias 23 e 25 de agosto, da Expofruit 2023, abordando inovações para a fruticultura. O evento ocorre em Mossoró/RN, e tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos e inovações desenvolvidos para o fomento das cadeias produtivas. Podem participar dos cursos e palestras empreendedores, produtores, importadores, exportadores, pesquisadores e estudantes universitários.

A Expofruit contará com uma programação intensiva para a cajucultura. O Rio Grande do Norte se destaca na revitalização e fortalecimento do cultivo de caju, com esforços exitosos da Embrapa e parceiros.

Pensando em agregar ainda mais conhecimentos, Gustavo Saavedra, chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, ministrará uma palestra discutindo as estratégias e oportunidades para a biorrefinaria da cadeia produtiva do caju para o Semiárido. Haverá, também, outras oportunidades para a temática da cajucultura: o pesquisador Luiz Serrano conduzirá a palestra “A Cultura do Cajueiro: tratos culturais e adubação”, que apresentará as as tecnologias de manejo desenvolvidas pela Embrapa.

No que se refere a outros cultivos, Francisco Xavier de Souza, pesquisador da Unidade, irá palestrar sobre a cultura da umbu-cajazeira no Nordeste. A umbu-cajazeira ou cajarana, é uma árvore frutífera nativa do semiárido nordestino e, assim como o cajueiro, tem importância socioeconômica para a região.

De acordo com Francisco Xavier, a frutífera é uma planta em domesticação, sendo cultivada em quintais e pomares domésticos. Embora não haja trabalhos de larga escala da Embrapa com a umbu-cajazeira, a sua abordagem na exposição visa agregar mais conhecimento e técnica ao cultivo familiar, além de permitir que o fruto seja visto como mais uma possibilidade para a fruticultura do semiárido potiguar.

 

Confira a programação da Embrapa na Expofruit 2023

24 de agosto (Quinta-feira): Seminário da Cajucultura - Estratégias e oportunidades

14h30 –  Palestra: "Caju - Estratégia de Biorrefinaria para o Semiárido” , com Dr. Gustavo Adolfo Saavedra Pinto (Chefe da Embrapa Agroindústria Tropical) 

25 de agosto (Sexta-feira): Oportunidades para o Semiárido - Pesquisa e desenvolvimento

10h00 às 11h00 – Palestra: "A cultura Umbu-cajazeira (cajarana) para o nordeste", Pesquisador Dr. Francisco Xavier de Souza - Embrapa - CNPAT/ Embrapa Agroindústria Tropical

11h00 às 12h00 – Palestra: “A Cultura do Cajueiro (tratos culturais e adubação)”, Dr. Luiz Augusto Lopes Serrano – EMBRAPA - CNPAT/ Embrapa Agroindústria Tropical

Confira aqui a programação completa da Expofruit 2023!

 

Verônica Freire (01125JP)
Embrapa Agroindústria Tropical

Contatos para a imprensa

Telefone: 85-33917116

Lindemberg Bernanrdo, estagiário de jornalismo
Embrapa Agroindústria Tropical

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cajueventoexpofruit